O governador Raimundo Colombo assinou na manhã desta quinta-feira o contrato para a última etapa do restauro da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A empresa responsável pelo trabalho será a Empa, que atualmente conclui a sustentação da estrutura após a instalação da última treliça. O serviço custará R$ 262,9 milhões e tem prazo de conclusão fixado em abril de 2018.

Continua depois da publicidade

De acordo com o governador Raimundo Colombo, a qualidade do serviço prestado pela Empa foi um dos motivos para que a empresa assumisse a última etapa da reforma. A etapa de sustentação, prevista para terminar ainda nesta semana, está adiantada em um mês do prazo final.Em entrevista à CBN Diário na manhã desta quinta-feira, Colombo falou que a população vai notar mais trabalhadores operando nesta etapa.

“A parte mais difícil, que era embaixo da água, ninguém via e todo mundo criticava. E agora começa a parte externa, onde todo mundo vai ver. A população vai começar a ver um movimento de mais de 500 trabalhadores na obra ao mesmo tempo”, destaca Colombo. Ouça a entrevista:

O contrato com a construtora, pertencente ao grupo português Teixeira Duarte, foi feito com dispensa licitação diante da “natureza singular do serviço e especialização da empresa”. Durante a negociação da proposta, o governo do Estado enviou cópias do contrato para análise do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Estado, do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa.

Sustentação

Continua depois da publicidade

As cinco treliças instaladas sob a ponte receberão 54 macacos hidráulicos, que suportarão o peso de 5 mil toneladas do vão central da ponte Hercílio Luz. Esta etapa, chamada de Ponte Segura, serve para evitar o colapso da estrutura durante a etapa final do restauro.