Um plano de investimentos em infraestrutura, com obras estratégicas para cinco regiões do Estado, foi lançado pelo governador Carlos Moisés durante visita a Chapecó, na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O plano Novos Rumos – Santa Catarina em Movimento contempla seis obras, a serem executadas com recursos estaduais, para acelerar o desenvolvimento regional.

As obras devem ser anunciadas ainda este mês. A primeira divulgada pelo governador foi o trecho que complementa o Contorno Viário Oeste, entre a BR-282 e a SC-283, em Chapecó. O governador autorizou a licitação da obra para a área de 11,4 quilômetros.

– Vamos investir em todas as regiões do Estado, selecionando as demandas com problemas mais graves, como é o caso do excesso de veículos pesados dentro de Chapecó. São soluções que vamos encaminhar com verbas próprias – antecipou Moisés.

O anúncio foi feito a empresários e lideranças do Oeste, após visita técnica do ministro Sergio Moro ao Complexo Penitenciário de Chapecó.

Continua depois da publicidade

De acordo com o governador, o objetivo do Novos Rumos é fazer intervenções estratégicas na infraestrutura de Santa Catarina, que fiquem dentro da capacidade financeira atual do Estado, mas que priorizem as que tiverem maior potencial para gerar resultados positivos em cada região.

– Não é tudo que gostaríamos de fazer, mas é o que é possível fazer hoje – apontou.

No caso do complemento do Contorno Viário Oeste de Chapecó, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 25 milhões. Batizada em 2014 com o nome de Estrada Municipal Alcebíades Sperandio, a via passa pelas comunidades de Linha Simonetto, Linha Sarapião, Linha Cascavel e Colônia Bacia, a oeste da área central de Chapecó.

A prioridade foi apontada pelo prefeito Luciano Buligon e endossada pela vice-governadora, Daniela Reinehr. De acordo com o prefeito, a obra terá impactos positivos em longo prazo, já que ajudará a escoar a produção das cooperativas e empresas da cidade, além de melhorar a mobilidade urbana.

– São 250 caminhões por dia que vamos tirar do Centro de Chapecó. Esta obra vai trazer resultados positivos não só depois de concluída, mas por muitos anos – reconheceu o prefeito.

Continua depois da publicidade

Há pouco mais de seis anos, o Governo do Estado já havia inaugurado o trecho entre a avenida Atílio Fontana e a SC-480, mas uma continuidade até a BR-282 ficou pendente. Além de melhorar a mobilidade para moradores, o Contorno Viário Oeste ajuda no tráfego de caminhões entre os estados do Sul do Brasil e do Mercosul.

Leia as últimas notícias do NSC Total