Em reunião com lideranças empresariais e a bancada do Oeste na Assembleia Legislativa, no final da manhã desta quinta-feira, na Casa da Agronômica, o governador Moisés Carlos da Silva garantiu ações e os recurso de R$ 2,2 milhões do Estado para ampliação do terminal do aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

Continua depois da publicidade

O ex-governador Eduardo Pinnho Moreira lançou o processo licitatório em fevereiro do ano passado, mas a Secretaria de Aviação Civil, que vai liberar R$ 8,5 milhões para ampliação de 1,1 mil metros quadrados para 3,8 mil metros quadrados, já solicitou quatro ajustes no projeto. Por isso a Bancada do Oeste solicitou a reunião.

O governador também designou uma equipe técnica da secretaria de Infraestrutura para fazer a interlocução entre os entes envolvidos.

– O aeroporto não é só de Chapecó, é de Santa Catarina, do Brasil e, sobretudo, do cidadão. As pessoas não querem saber se o projeto está travado, se a obra vai atrasar. A nossa obrigação é resolver o problema e garantir que o cidadão tenha mais qualidade e segurança”, disse o governador.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, disse que a reunião foi muito produtiva.

Continua depois da publicidade

– Além de garantir os recursos foi criada uma rede para agilizar que os critérios técnicos solicitados pela SAC sejam resolvidos com maior rapidez. O governador também manifestou apoio na modernização e na concessão do aeroporto- disse Buligon.

A coordenadora da bandada do Oeste, Marlene Fengler, destacou que o governador também vai solicitar que os equipamentos de segurança de voo que foram desativados no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, que está sendo ampliado, possam ser removidos para Chapecó.

O presidente da Associação Comercial de Chapecó, Cidnei Barozzi, informou que a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina já iniciou estudos para identificar a necessidade de equipamentos que possam reduzir o número de cancelamentos de voos na maior cidade do Oeste, que chegam a cerca de 100 por ano.