As 25 casas modulares erguidas no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul, foram entregues oficialmente pelo governador Raimundo Colombo na manhã deste sábado. Os imóveis são destinados a famílias vítimas da enchente de 2008 e moradores de áreas de risco.
Continua depois da publicidade
Famílias como a de Kátia Oliveira Marcante, que há cinco anos espera por uma moradia segura. Ela, o marido e os três filhos moram na Vila Machado, uma área de risco, e foram selecionados para ocupar uma das casas. Antes da chegada do governador, Kátia entrou na residência e ficou contente com o que viu.
– É um lugar bem espaçoso, a casa é muito boa. Estamos felizes e ansiosos para vir morar aqui – comentou.
Mas até que ela e outras 24 famílias passam fazer a mudança ainda deve levar algum tempo. A Prefeitura de Jaraguá do Sul ainda está coletando a documentação e só então as chaves serão entregues aos futuros moradores.
O investimento do Estado, por meio da Defesa Civil, é de R$ 950 mil, e a prefeitura de Jaraguá do Sul investiu R$ 1,3 milhão, entre o terreno, sistema elétrico e de saneamento.
Continua depois da publicidade
Durante a cerimônia, o governador Colombo reafirmou as políticas de proteção contra enchentes e secas, sofridas com frequência pelos catarinenses. Segundo ele, dentro de 60 dias será feita a licitação para elaborar o Plano Diretor da Bacia do Rio Itapocu. Estudo semelhantes está sendo feito na Bacia do Rio Itajaí.
Já o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, salientou a responsabilidade do governo em direcionar a ocupação urbana, impedido que áreas de risco ou imóveis já interditados voltem a receber moradias.
O prefeito Dieter Janssen aproveitou a passagem do governador para pedir a segunda ponte do kit da Defesa Civil. A primeira foi entregue ao município no ano passado para a localidade de Garibaldi, mas a prefeitura ainda está construíndo as cabeceiras.