O governador Raimundo Colombo afirmou nesta terça-feira que o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Akira Sato, tem total autonomia para montar a equipe e fazer as mudanças que achar necessárias.

Continua depois da publicidade

Colombo está em Blumenau e fez a manifestação por meio de sua assessoria de imprensa. A declaração abrange a contestada saída do delegado da divisão de furtos e roubos da Deic, Alexandre Carvalho.

De acordo com a assessoria, o governador disse que não há nenhuma interferência política sobre a direção da Deic em relação ao afastamento.

A assessoria afirmou ainda que a mesma posição do governador vale para o secretário da Segurança Pública, César Grubba, que não estariam sabendo da troca e deram cartas brancas para Akira trabalhar e montar a sua equipe sem interferências do governo.

Continua depois da publicidade

O delegado Alexandre comandou a investigação do desvio de peças do pátio da SSP, em São José, e indiciou o secretário-adjunto da SSP, coronel Fernando de Menezes, e mais cinco pessoas.

O diretor da Deic nega que a saída foi em razão política e que teve como razão a suposta falta de produtividade de Alexandre na divisão.