Ficou para o dia 19 de março uma nova reunião para decidir que medidas emergenciais do Governo federal para definir que medidas de socorro fiscal serão tomadas para tirar os estados do vermelho nas contas públicas e garantir o pagamento da folha de pagamento dos servidores. Em Santa Catarina, o atual governo não conseguiu provisionar o pagamento do 13º salário dos servidores em janeiro e também não vai conseguir em fevereiro. O governador Carlos Moisés declarou também que o estado tem dificuldade de pagar a folha nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

O novo encontro marcado para março entre o fórum de governadores e o ministro da Fazenda Paulo Guedes deve definir medidas para amenizar a crise fiscal. O governador Carlos Moisés, que representa a região sul em um grupo de trabalho para enfrentar a crise fiscal das unidades federativas, declarou em divulgação oficial que é preciso inverter a ordem de distribuição dos recursos.

Também a reforma da previdência foi tema da reunião dos governadores com ministros durante a reunião entre os governadores. Além das dificuldades com o pagamento da folha e do aprovisionamento do 13º salário dos servidores, a capacidade de investimento fica reduzida sem dinheiro novo no caixa dos estados.

A reunião contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro da secretaria de Governo, general Santos Cruz, além do secretário especial do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Confira as informações:

Continua depois da publicidade