Governador Celso Ramos consiste em paraíso de 23 praias, que podem ser visitadas em um roteiro pela SC-410 que contorna toda a cidade às margens do litoral. Mas há alguns lugares especiais

Continua depois da publicidade

Depois de cruzar toda a cidade e sua ruas estreitas do Centro, conhecer a Praia dos Ganchos e sentir o clima da cidade de pescadores, chega-se a Baía do Golfinhos. Seguindo à esquerda pela rua geral Maria Luiz dos Santos, o destino final será a praia da Armação da Piedade. A paisagem é bucólica, os galpões e as casas de madeira dos pescadores ainda não foram trocadas por condomínios de luxo e a igreja Nossa Senhora da Piedade – construída em 1738 e considerada a primeira igreja edificada em Santa Catarina – fica poucos metros do mar.

Ao fim da praia dois restaurantes são ótimas opções para uma almoço debaixo das árvores à beira do mar. Preços em conta e comida gostosa. Mas o passeio não precisa para por aí.

À tarde, depois de um descanso. Siga à esquerda pela rua ao final da praia e chegue até a Praia das Cordas que parece quase deserta. Diferente da calmaria da Armação da Piedade o mar é forte e areia é grossa.

Continua depois da publicidade

Ao lado do acesso para a praia, há e entrada de um condomínio residencial que tem um praia quase que privada, a Figueirinhas. Porém, como o acesso é livre, pode-se deixar o carro na rua, e caminhar por dentro do condomínio até a pequena praia de águas verdes. No local, um trapiche é mais que convidativo para se divertir com saltos e mergulho.

Armação da Piedade

Onde: Governador Celso Ramos, 48 km de Florianópolis

Como chegar: quem vem do Sul entra no km 180 ou 183 da BR -101 e segue pela Rodovia SC-410. Quem vem do Norte deve entrar à direita no km 180 da BR-101 e, logo após, à esquerda por baixo do viaduto

Ilha de Anhatomirim

A Ilha é um dos pontos mais importantes da história da região por causa da Fortaleza de Santa Cruz, que fazia parte do sistema de proteção de Florianópolis. Ali, durante a Revolução Federalista, 185 políticos foram detidos e fuzilados. Mais tarde, a ilha serviu ainda de quarentena a portadores da hanseníase.

Continua depois da publicidade

Praia do Magalhães é limpa e escondida

Muito diferente de tantas outras praias, a do Magalhães é um local para quem não se importante em rodar bastante até encontrar o endereço. Se encontrar, vale muito a pena. Em 10 anos de monitoramento, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) não verificou nenhum ponto impróprio para banho.

O lugar é pequeno, o acesso é discreto e é repleta de pescadores. Com aproximadamente um quilômetro de extensão, Magalhães é uma praia de águas claras e faixa de areia grossa e pesada. É muito profunda, mas o mar é calmo e atrai banhistas.

Onde: Governador Celso Ramos, a 48 km de Florianópolis

Como chegar: pelo mesmo caminho da Armação da Piedade. Em Governador Celso Ramos é preciso acessar a rodovia SC-409, que não é pavimentada.

Continua depois da publicidade