A pandemia do coronavírus fez com que diversas empresas tivessem que se adaptar, e conseguir manter o desempenho dos profissionais é crucial para fazer com que a empresa supere este momento.

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O setor de gestão de pessoas, mais do que nunca, tem sido fundamental nesse processo. Exemplo disso é a GOVBR, focada em soluções para a gestão pública. Marcelo Lima, diretor jurídico e de desenvolvimento humano organizacional da empresa, conta um pouco sobre a experiência da empresa desde o início do isolamento social.

— Conseguimos rapidamente girar a chave para o home office com toda a equipe, que hoje soma cerca de 600 funcionários. A adaptação do acompanhamento e gerenciamento das equipes à distância tem sido um aprendizado diário. Apesar de já adotarmos processos ágeis, com reuniões periódicas e objetivas que ajudaram bastante nesse processo, o início exigiu uma dedicação maior de todos. As reuniões de acompanhamento precisaram ser mais frequentes, mas agora, passados mais de 3 meses, já seguem o modelo e periodicidade que tínhamos anteriormente, com a produtividade e engajamento dentro do que estávamos acostumados — relata.

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Empresa mantém home office (Foto: Divulgação)

Entre as principais mudanças, de acordo com ele, está a adaptação em relação à restrição do contato presencial. Nesse sentido, ele comenta que as mudanças estão sendo contornadas com uma comunicação clara e constante, passando tranquilidade e segurança a todos.

— Com o home office também foi preciso desenvolver uma disciplina maior, por não estarmos no ambiente corporativo, mas com o passar do tempo as pessoas vem se adaptando bem e percebendo e valorizando os pontos positivos como, por exemplo, o maior convívio familiar, redução do stress com o trânsito e deslocamento — comenta.

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Nova realidade

Nesse momento, as atividades estão mantidas em home office, pois a prioridade da empresa é a saúde dos funcionários. Para um futuro plano de retomada, a empresa acompanha a evolução do cenário geral e pretende ouvir, também, a opinião dos próprios profissionais.

— Aplicamos pesquisas para saber como nossos colaboradores estão se sentindo, se estão bem informados, se o processo de comunicação está adequado, como está a estrutura de home office que possuem, quais suas principais preocupações nesse momento. Nos parece que o home office será uma realidade na retomada e estamos já discutindo qual seria o melhor formato, pois também acreditamos que o convívio presencial muito importante e não pode ser descartado — explica Marcelo Lima.

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Além disso, a empresa tem criado novas iniciativas e adaptado várias ações internas, antes presenciais, com o intuito de manter o envolvimento e uma comunicação mais próxima com os profissionais e, assim, diminuir o sentimento de isolamento.

Estão entre as ações propostas: o bate-papo no Dia das Mães com uma psicóloga sobre como conciliar home-office, filhos e demais atividades, entrega de presentes de aniversário na casa do colaborador, revista digital com divulgação mensal sobre conquistas, projetos das áreas e equipes, notícias do mercado, clientes e hobbies/talentos dos colaboradores, aula de Ginástica Laboral oferecida diariamente no formato online, entre outras ações.

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>> Como fica o mundo do trabalho pós-pandemia?

A empresa já pensa no mundo pós-pandemia, que não será mais o mesmo, com certeza. Além do home office, também já prepara os próprios clientes para uma nova realidade.

— Nossos clientes também estão entendendo que o atendimento remoto é tão qualificado e efetivo quanto o presencial. As reuniões presenciais podem ser reduzidas. Estamos revendo nossa rotina de viagens e forma de atendimento e entendemos que isso será bom para todos. As pessoas perderão menos tempo com deslocamentos para o trabalho e para atender os clientes, aumentando a segurança de todos, diminuindo o desgaste com o tempo perdido em deslocamento e mais qualidade de vida — destaca o gestor.

Tecnologia aliada a gestão de pessoas

A tecnologia disponibiliza ferramentas que aproximam as pessoas nesse momento. Na GOVBR, os contatos são feitos preferencialmente com vídeo, para que as pessoas possam interagir melhor.

— Fizemos todo nosso processo de avaliação de desempenho, incluindo os feedbacks com os colaboradores por videoconferência, sem que tenhamos percebido perda de qualidade. Da mesma forma a devolutiva da nossa pesquisa de clima. Em relação aos clientes, também temos ferramentas que permitem o atendimento remoto rápido e eficiente. A tecnologia é uma forte aliada nesse momento — finaliza o diretor.

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Sobre a GovBR

Possui mais de 50 anos de experiência dedicados a apoiar os órgãos para explorar as boas práticas da gestão e de governança, para prestação de melhores serviços ao cidadão. Além disso, promove o modelo de gestão transparente, com foco no resultado, em que os recursos financeiros são alocados com mais eficiência, melhorando a organização administrativa e aperfeiçoando as políticas públicas. A empresa é considerada a maior do segmento no país, presente em 13 estados.

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