Uma lar de idosos de Florianópolis foi fechado pela Vigilância Sanitária após diversas irregularidades serem encontradas no local. O espaço abriga 13 pessoas e entre as inadequações, foram encontrados diversos pontos com infiltração, goteira e sujeira na cozinha, banheiro e piscina. Os agentes ainda apontaram que o cardápio oferecido era escasso, contendo apenas quatro refeições.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A ação, além da Vigilância, teve participação do Procon e dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região. Os agentes que fizeram a fiscalização ainda citaram que havia cama com revestimento rasgado e material de descarte armazenado de forma inadequada e que o local foi fechado porque este ambiente colocava em risco a integridade dos moradores.

Além das irregularidades no espaço em si, os fiscalizadores também citaram que a instituição de longa permanência falsificou a Declaração de Regularidade para Funcionamento, pois não foi emitida pelo órgão competente, o que sugere má fé por parte da empresa.

— É inadmissível que um lugar que deveria estar protegendo e oferecendo uma vida digna para as pessoas idosas esteja em um estado tão deplorável, com inúmeras irregularidades sanitárias, de segurança, acessibilidade e Nutricional. E como órgão que tem a missão de defender os consumidores, não deixaremos isso impune, medidas serão tomadas — comentou o diretor do Procon Municipal, Alexandre Farias Luz.

Continua depois da publicidade

Diante das falhas constatadas, o Procon determinou a suspensão das atividades e a remoção dos idosos que moram no local em até 10 dias úteis. Os responsáveis pelo lar devem comunicar aos parentes das pessoas idosas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil caso não o façam, além de outras medidas legais.

A suspensão poderá ser revogada mediante a apresentação dos seguintes documentos: alvará sanitário válido emitido pelo órgão competente, informações sobre a qualificação do Responsável Técnico e a regularidade técnica de todos os profissionais envolvidos.

O secretário de Governo, André Alves, pede para que as pessoas que contratam esses serviços com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida aos seus familiares, que fiquem atentos e fiscalizem com visitas frequentes o local e a forma como as pessoas idosas são cuidadas.

Veja fotos das irregularidades encontradas no local

Continua depois da publicidade