A chuva foi embora, mas deixou o frio na região das cidades de Rio Grande e São José do Norte, que são unidas pelo canal do porto de Rio Grande e juntas sediam nesta semana a nona etapa do Abrasp Super Trials 2003, no extremo sul do Rio Grande do Sul. A quinta-feira amanheceu com céu limpo, mas como as ondas ainda não apresentavam boas condições, os organizadores resolveram adiar o início do Gosurf Rusty Pro para às 8h desta sexta, na praia dos Molhes Leste, em São José do Norte, com os surfistas ganhando um dia extra para treinar no local da competição.
Continua depois da publicidade
A maioria dos competidores está hospedada em Rio Grande e a travessia para o local da prova é feita por balsa ou numa escuna especialmente reservada para atender a logística do evento que oferece a maior premiação da divisão de acesso do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. Além dos R$ 40 mil que vão ser disputados por cerca de 130 surfistas de vários Estados, o Gosurf Rusty Pro vale 2 mil pontos que serão decisivos na formação da lista dos 28 atletas que irão completar a elite nacional dos top-74 do SuperSurf em 2004.
A outra sede do evento é a Praia do Cassino, a de maior extensão do mundo, com quase 300 quilômetros que vão de Rio Grande até o Chuí.
A maioria dos competidores não conhece a região, como os ubatubenses Renato Galvão e Tadeu Pereira, que estão na briga direta pelos dois títulos brasileiros: do SuperSurf e do Abrasp Super Trials. Galvão é o número 1 do ranking, com 5.240 pontos. Ele é seguido de perto pelo cearense Heitor Alves e por Tadeu Pereira, que têm 4.760 e 4.720 pontos, respectivamente.
Continua depois da publicidade