Premiado por campanhas políticas, sempre pelo lado dos republicanos, Tom Edmonds acaba de deixar a presidência da Associação Americana de Consultores Políticos. Para Edmonds, os eleitores estão diante da escolha entre o modelo do livre mercado e o de bem-estar social, que ele chama de “socialismo”.
Continua depois da publicidade
Zero Hora – Quais são as chances de Romney vencer?
Tom Edmonds – Estive na convenção republicana e basicamente o que Romney dizia é que Obama pode culpar Bush ou outros países, ele pode culpar todas as pessoas, mas não pode dizer que você está melhor agora do que há quatro anos. Obama acredita que seria melhor se fôssemos mais como a Europa, se fôssemos mais socialistas. Metade dos americanos já não paga taxas ao governo federal porque não cumpre os requisitos. Então, por que não iriam querer um governo mais “socialista”, por que não iriam querer uma continuação deste governo? O que os republicanos estão dizendo é que esse é um ponto de inflexão no qual o livre mercado pode passar a ser um “socialismo”. Ronald Reagan dizia “o governo não é a resposta, é o problema”. Os democratas que apoiam Obama pensam o oposto disso.
ZH – Como convencer as pessoas de que isso não é bom?
Continua depois da publicidade
Edmonds – Esta é a questão. Muitos dos americanos não são muito sofisticados politicamente. Eles não entendem o que é ser mais como a Europa. Não têm uma perspectiva internacional. Não estão preocupados com o direcionamento do país.
ZH – Mas como Romney vai se dirigir a essas pessoas?
Edmonds – Argumentamos que Obama não é má pessoa, mas ele chegou ao poder dizendo que faria as coisas melhor. Ele não fez. Tudo bem gostar dele, mas não vote nele.
ZH – Quais são as projeções dos republicanos para vencer?
Edmonds – Os republicanos historicamente se saem melhor com os brancos, os democratas com os negros, hispânicos, grupos minoritários. Tudo o que Romney tem de fazer é energizar seus eleitores tradicionais porque o Partido Democrata está composto por grupos menores e muitas dessas pessoas ainda apoiam Obama, mas não com o grau de entusiasmo de quatro anos atrás.
Continua depois da publicidade
ZH – Romney tentará ter o voto tradicional, mas também penetrar nas minorias democratas?
Edmonds – Sim. Mas também está torcendo para que eles não votem. Se eles não aparecerem e não votarem, Romney se beneficiará disso. É uma mistura de os democratas não comparecendo tão intensivamente como em 2008 e os republicanos se mobilizando, aí poderá ganhar.