Para ajudar a identificar as promoções da Black Friday, uma nova “etiqueta” de descontos do Google Shopping estará disponível para empresas do Brasil a partir de outubro. O recurso, que promete impulsionar as compras de fim de ano, foi apresentado pelo Google nesta quinta-feira (29), durante o evento Black Friday Connections Store, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A nova funcionalidade identifica se os produtos estão com desconto percentual, cashback ou frete grátis. Dessa forma, o consumidor conseguirá identificar as melhores ofertas.

Para divulgar as promoções, os lojistas terão que acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no site e exibi-los para os clientes nas plataformas do Google.

Black Friday

Com o objtivo de ajudar empresas a traçarem estratégias para a data, o Google realizou nesta quinta-feira (29) a Black Friday Connections Store. O evento contou com a presença de Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil, Luiza Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Cristiane, Maior artilheira do futebol feminino da história dos Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

Além de apresentar a pesquisa anual de intenção de compra dos brasileiros, foram apresentados os novos produtos, como a etiqueta de promoções.

Em 2021, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões. Neste ano, 71% dos brasileiros pretendem comprar produtos na data promocional, segundo a pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Google — 16 pontos percerntuais a mais do que o ano passado.

Em 2022, a Black Friday ainda ocorrerá junto com a Copa do Mundo, o que deve impulsionar as vendas, destacou a diretora de negócios do Google Brasil, Gleidys Salvanha. 

— Estamos diante de um consumidor mais exigente que quer comprar produtos melhores. Mas ele precisa fazer melhores escolhas com o bolso mais apertado — disse a diretora de negócios do Google.

Continua depois da publicidade

O que os brasileiros querem comprar

A pesquisa apresentada durante o evento mostrou que cada consumidor pretende adquirir produtos de cinco categorias na Black Friday deste ano:

  1. Roupas e acessórios: 47%
  2. Livros e Itens de Papelaria: 43%
  3. Calçados: 38%
  4. Celulares: 38%
  5. Eltroportáteis: 33%

*A repórter viajou para São Paulo a convite do Google Brasil