Em parceria com o Departamento de Cultura de Moscou, o Google lançou um projeto que permite a visita virtual do Teatro Bolshoi, em Moscou, na Rússia. O edifício inaugurado em 1825 no Centro da capital russa é a sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, mais conhecida por Balé Bolshoi.
Continua depois da publicidade
O tour virtual se baseia na tecnologia do Google Street View e dá acesso a algumas áreas do Teatro Bolshoi. Com a ferramenta, os visitantes tem a possibilidade inédita de conhecer não só os luxuosos corredores e as grandes salas de teatro do Bolshoi, mas também de visitar lugares que o público nem sempre tem acesso, como a sala de ensaios e a coxia, ou ver o cenário de um ângulo diferente, como de cima do palco.
Além da visita pelo teatro, o projeto do Google também oferece uma biografia interativa do artista russo Fyodor Fedorovsky, que dedicou boa parte de sua vida ao Bolshoi e uma galeria de fotos antigas relacionando a importância dos fotógrafos com o registro das artes.
O Teatro Bolshoi e sua companhia de balé são considerados patrimônio arquitetônico e cultural da humanidade pela ONU e pela Unesco. A criação da companhia de dança ocorreu em 1773 e, em 1776, o grupo ganhou o Teatro Petrovski. Muito frágil, ele não resistiu a um incêndio em 1805. Apenas 20 depois a companhia ganharia um novo espaço, batizado de Grande Teatro Petrovski.
O novo teatro também seria arruinado em um incêndio em 1853, então foi reconstruído e ampliado três anos depois. Ele ainda sobreviveria à Revolução Russa, a duas guerras mundiais – ele foi bombardeado pelo exército nazista no inverno de 1941 – e à dissolução da União Soviética, no início dos anos 1990. Em 2005, ele foi fechado para três anos de reformas, que acabaram sendo prolongados até 2011.
Continua depois da publicidade
Em 2000, o Brasil recebeu uma filial da Escola do Teatro Bolshoi, que foi instalada em Joinville (SC).
Clique e confira a experiência: https://www.google.com/culturalinstitute/asset-viewer/uQElUd0jgV2jeg?hl=en