A Google lançou nesta terça-feira (9) uma nova versão do seu alto-falante conectado, com uma tela touch projetada para agir como uma central para dispositivos inteligentes no lar, mas sem uma câmera devido a razões de privacidade.

Continua depois da publicidade

O Google Home Hub, que competirá com o Echo Show da Amazon como um alto-falante com inteligência artificial, foi apresentado em um evento para a imprensa em Nova York, no qual o gigante tecnológico também anunciou o Pixel 3, uma nova versão do seu smartphone, e um tablet chamado Pixel Slate.

O novo alto-falante, que será vendido por 149 dólares, opera com o assistente digital inteligente da Google e foi projetado para “conhecer o estado da casa toda” mediante a conexão com outros dispositivos inteligentes, declarou o vice-presidente de gestão de produtos da Google, Diya Jolly.

Segundo explicou, com sua tela de sete polegadas, o Home Hub permitirá aos usuários ter acesso a um “painel de controle” que pode ser usado para comandar qualquer dispositivo ou aplicativo conectado à Internet.

Continua depois da publicidade

“Pode diminuir a temperatura no quarto e aumentar o volume da música na sala de estar” por meio desta tela, disse Jolly.

Mas diferentemente do Echo Show e de um novo dispositivo de conversa apresentado pelo Facebook, chamado Portal, o Home Hub não terá câmera, acrescentou Jolly.

“De forma consciente não colocamos uma câmera no Hub para que ele possa ser usado em espaços privados, como o quarto”, explicou.

Continua depois da publicidade

A Google também apresentou seus novos smartphones Pixel 3 e Pixel 3 XL, com atualizações como as telas de margem à margem que oferecem mais espaço de visualização sem aumentar o tamanho dos dispositivos.

O Pixel 3, de 5,5 polegadas, será vendido a 799 dólares, e o Pixel 3 XL de 6,3 polegadas, a partir de 899 dólares.

Enquanto isso, o novo tablet da Google, Pixel Slate, foi lançado nesta terça-feira “com a potência e a produtividade de um computador de mesa”, segundo o vice-presidente sênior da empresa, Rick Osterloh.

Continua depois da publicidade

Osterloh assinalou que os novos dispositivos foram projetados para aproveitar os progressos em inteligência artificial da Google. “Os grandes avanços ocorrem com a interseção de inteligência artificial, software e hardware, trabalhando juntos”, disse.

“Este enfoque é o que faz com que a experiência de hardware da Google seja tão única”.

A Google parece estar alcançando a Amazon na disputa de alto-falantes conectados. Segundo uma pesquisa, o Google Mini foi o alto-falante mais vendido no segundo trimestre de 2018.

* AFP