O Google Glass, óculos desenvolvido pelo Google que tem uma espécie de tela de computador acoplada e que tira fotos e responde emails sob comando de voz, foi uma das atrações da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó (Efapi), que encerra neste domingo, no parque de Exposições Tancredo Neves.
Continua depois da publicidade
O produto foi mostrado na sexta-feira pelo ex-hacker Breno Masi, que atualmente é empresário e desenvolve consultoria e aplicativos para grandes empresas. Ele é um dos dois únicos brasileiros escolhidos entre mil candidatos a testarem o produto.Masi esteve no estande da Unochapecó. Sob os comandos: -OK Glass, coffe around me- ele localizou uma cafeteria no Pavilhão 1 da Efapi. Logo após falou: -Take a Picture- e apareceu uma foto do estande. No óculos ele recebeu uma notícia da CNN e enquanto conversava apareceram alguns pontos turísticos de Chapecó, como o Ecoparque e a Catedral Santo Antônio.
Outra mensagem avisou que um amigo estava de aniversário. Tudo isso apareceu no óculos enquanto ele dava entrevista. Mais disse que, quando chegou em Chapecó, foi avisado que o hotel ficava a 16 minutos de carro e que não havia transporte público do aeroporto até o local. Masi demorou três dias para se adaptar ao protótipo mas agora já começa a usar quando acorda, para checar emails. Ele ainda usa o notebook para trabalhos mais demorados. Mas o óculos já está acoplado à sua rotina.
Quando vai cozinhar, basta posicionar os produtos, tirar uma foto com o equipamento e logo vão aparecer sugestões de receitas. Escolhido o prato ele vai indicando o modo de preparo. -É um equipamento que dá visão além do alcance- disse, parafraseando o Thundercat Lyon.
Masi afirmou que uma das vantagens do Google Glass é que você não precisa digitar e buscar informações, pois elas já vão sendo fornecidas a partir do banco de dados do Google. -O Glass atua em real time- afirmou Masi tem ainda um relógio que chega emails e uma pulseira que monitora seus sinais vitais. O Google Glass deve ser lançado em 2014, com previsão de chegar ao Brasil em 2015, com estimativa de preço de US$ 700. Os frequentadores da Efapi já puderam ver o que vem por aí.
Continua depois da publicidade
Quem ainda quiser visitar a feira hoje tem shows a partir das 19 horas, com Ana Clara, João Neto & Frederico e Sambô. Os pavilhões fecham às 21 horas.