Como o Covid-19 pode ser transmitido por proximidade com os indivíduos afetados, as autoridades de saúde pública identificaram o rastreamento de contato como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter sua disseminação.

Continua depois da publicidade

Diante disso, Google e Apple resolveram se unir e anunciaram um esforço para permitir o usos da tecnologia bluetooth para ajudar governos e agência de saúde no mundo inteiro a reduzir a propagação da Covid-19.

As empresas vão lançar uma solução abrangente, que inclui interfaces de programação de aplicativos (APIs) e tecnologia de nível de sistema operacional para ajudar a permitir o rastreamento de contatos. O plano é implementar essa solução em duas etapas, mantendo fortes proteções em torno da privacidade do usuário.

Primeiro, em maio, as empresas vão lançar APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicativos de autoridades de saúde pública. Esses aplicativos oficiais vão estar disponíveis para os usuários baixarem através de suas respectivas lojas de aplicativos.

Em segundo lugar, nos próximos meses, a Apple e o Google vão trabalhar para habilitar uma plataforma de rastreamento de contato baseada em bluetooth mais ampla, construindo essa funcionalidade nas plataformas. Esta é uma solução mais robusta do que uma API e permitiria que mais indivíduos participassem, se optassem por participar

Continua depois da publicidade

De acordo com a nota divulgada pelas empresas, privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância neste esforço. Ambas se declaram ansiosas para construir essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas. A nota diz ainda que as informações sobre este trabalho vão ser publicadas abertamente.

“Todos nós da Apple e do Google acreditamos que nunca houve um momento mais importante para trabalharmos juntos para resolver um dos problemas mais urgentes do mundo. Por meio de estreita cooperação e colaboração com desenvolvedores, governos e provedores de saúde pública, esperamos aproveitar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a retardar a disseminação do Covid-19 e acelerar o retorno da vida cotidiana”, diz a nota.

​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta.