O Google apresentou detalhes, nesta semana, do sistema de conectividade para carros Android Auto. Baseada no sistema operacional de smartphones Android, a novidade deve chegar ao mercado até o final do ano, segundo a companhia – deve estrear no Hyundai Sonata 2015. São 25 montadoras já aliadas à americana para adotar o produto em seus veículos.

Continua depois da publicidade

android-auto-do-google-sera-operado-conectando-o-smartphone-ao-sistema-multimidia-e-aceitara-comandos-de-voz

Com foco em segurança, mantendo a atenção do motorista na estrada, o Android Auto tem as funções disponíveis via comando de voz. É possível acessar o GPS do Google Mapas, serviços de streaming de música como Spotify e Google Play Music, e ouvir e responder mensagens de texto.

A principal diferença em relação aos sistemas multimídia de cada fabricante é que os aplicativos e serviços estão no celular do motorista, e não no carro, o que permite, por exemplo, trocar de veículo e ainda ter à disposição o banco de rotas, as listas de músicas e seus contatos telefônicos. A conexão do smartphone se dá via USB.

Além dos comandos de voz, um menu simples na parte inferior da tela sensível ao toque permite acessar os apps. Alguns veículos terão, ainda, comandos no volante. As informações são exibidas em cartões, no mesmo modelo do Google Now disponível para aparelhos Android. A tecnologia permite, por exemplo, que o usuário cadastre o endereço de casa e tenha, a um toque, a rota de sua localização atual até o lar. Ou que buscas por roteiros feitas no computador sejam integradas para sincronização com o celular.

Continua depois da publicidade

A Apple, rival do Google, também trabalha em sistema veicular.