O Google anunciou que vai investir mais de US$ 6,5 milhões em organizações de checagem de fatos e entidades sem fins lucrativos que estejam trabalhando no combate às fake news sobre o novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

O recurso será investido em diversas iniciativas, inclusive ampliando o apoio que já oferecia a alguns programas, como o First Draft, que oferece treinamentos sobre o assunto e simulações de crise, voltados a jornalistas de todo o mundo.

Alguns projetos que estão na lista de apoio da gigante da tecnologia são específicos para a América Latina. Um deles é o brasileiro Comprova, um grupo colaborativo de checagem de fatos que reúne 24 veículos de comunicação.

O Google apoia ainda a criação de uma base de dados para jornalistas que cobrem a pandemia, desenvolvida pela organização jornalística sem fins lucrativos Meedan em parceria com especialistas em saúde pública.

“Além do trabalho de combate à desinformação, estamos atuando com veículos da América Latina na distribuição de seus conteúdos dentro dos produtos Google. Lançamos uma experiência sobre COVID-19 no Google News (Android, iOS e web), que destaca as notícias mais recentes sobre o vírus vindas de fontes confiáveis, e as notícias sobre os impactos da pandemia no mundo”, diz a empresa em comunicado.

Continua depois da publicidade

​ ​​​​​​​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta. ​​​​​