Golpistas se aproveitam da fragilidade causada pela internação de um paciente na UTI e tentam extorquir dinheiro de familiares. Em Jaraguá do Sul, pelo menos quatro pessoas com parentes internados no Hospital São José receberam telefonemas deste tipo na manhã desta quarta-feira. Uma delas depositou mil reais na conta fornecida pelo criminoso, e depois ainda recebeu outra ligação com um novo pedido de dinheiro.
Continua depois da publicidade
A direção do hospital emitiu um comunicado alertando sobre o golpe. A entidade reforça que não existe cobrança de valores para pacientes do SUS, e pede que as pessoas que forem abordadas façam o registro do crime na delegacia.
Segundo relato das vítimas aos profissionais do hospital; por telefone, o golpista se passa por médico da UTI, informa que o estado de saúde do paciente é grave e que ele precisa urgentemente de um medicamento ou cirurgia que não é custeada pelo Sistema Único de Saúde ou que a demora na liberação do SUS pode ser fatal. O golpista pede o depósito de dinheiro e informa a conta a ser beneficiada.
– Já tivemos diversos casos no ano passado, contra pessoas que estavam internadas em outros setores (não só na UTI, como foram os casos recentes). E sabemos que eles agem também em outras regiões do Estado, como Joinville, Blumenau e Florianópolis. Por isso o alerta: não há cobrança para pacientes do SUS, seja por procedimentos, materiais ou medicamentos – orienta o diretor executivo do Hospital São José, Maurício Souto-Maior
Apesar de quatro famílias terem recebido a ligação, apenas uma havia registrado boletim de ocorrência até a metade da tarde desta quarta-feira. No Hospital e Maternidade Jaraguá, ainda não há relatos de golpes semelhantes este ano.
Continua depois da publicidade
Há suspeitas de que os golpistas estão invadindo o banco de dados do SUS para conseguir informações sobre pacientes e o telefone dos familiares.