Um golpista reincidente foi preso preventivamente em Santa Catarina depois de cometer mais um crime: ele se passou por funcionário da Celesc, foi até um supermercado de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, inventou que precisava substituir o transformador de energia do local e embolsou R$ 17 mil. Depois, desapareceu.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Segundo o delegado Diones de Freitas, em janeiro deste ano o homem foi até o estabelecimento e, de uniforme e crachá da Celesc, disse que o transformador de energia da subestação do supermercado precisava ser trocado.
A gerência autorizou o serviço e transferiu R$ 17 mil ao suspeito. Em posse do dinheiro, o “trabalhador” fugiu. Foi assim que a equipe do supermercado concluiu que havia caído em um golpe e registrou a denúncia.
Durante as investigações, que foram concluídas nesta quinta-feira (15), o delegado descobriu que o homem já tinha outras passagens policiais e cinco indiciamentos por estelionato. No ano passado, em Blumenau e Itapema, ele aplicou o mesmo golpe, passando-se por servidor da Celesc.
Continua depois da publicidade
Com o inquérito deste ano, Freitas pediu a prisão preventiva do suspeito, que foi autorizada pela Justiça. Ele estaria vivendo em Camboriú, mas não foi encontrado. No começo do mês, porém, acabou abordado pela polícia em Jaraguá do Sul e, com o mandado em aberto, foi detido.
Consumidor precisa estar atento
A Celesc listou uma série de medidas para que outros consumidores não caiam em golpes parecidos; veja:
- A distribuidora não solicita depósito em conta ou pix, não liga para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio cliente;
- O e-mail contendo a fatura de energia deve ser o oficial da Celesc (com o domínio @celesc.com.br);
- A Celesc não solicita depósito em conta;
- A Celesc não liga para clientes solicitando dados do consumidor ou da própria unidade consumidora;
- O banco arrecadador deve ser o Banco Bradesco e o beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A;
- Os números oficiais do call center da Celesc são: 0800 048 0120 (comercial), 0800 048 0196 (emergências), 0800 048 3232 (ouvidoria) e 0800 64 64 050 (para deficiente auditivo);
- O atendimento também está disponível de forma presencial em diversos pontos de Santa Catarina, ou pela internet no www.celesc.com.br e nos aplicativos gratuitos para Android e IOS.
Leia também
Morte de universitária em Blumenau comove e chama atenção para perigo de bactéria