Um golpista que se passa por técnico ou empresário de futebol está usando o nome de clubes da segunda divisão catarinense para lesar jogadores. Após a divulgação da denúncia pela CBN Diário, na tarde desta quarta-feira, outros casos vieram à tona. As vítimas registraram boletins de ocorrência. O caso é de estelionato e deverá ser investigado pela Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Para enganar as vítimas, o autor do golpe muda de nome. Antes Edmar, agora ele se identifica como John Carica nas redes sociais. O clube usado como suposto destino dos jogadores também muda: depois do Operário de Mafra, Camboriú e Guarani de Palhoça, agora a bola da vez é o Hercílio Luz, de Tubarão.
O lateral-direito Antônio Francisco Araújo, de São José dos Campos, interior de São Paulo, recebeu uma mensagem de um falso Agnaldo, do Hercílio Luz, usando o nome do atual treinador do clube. O impostor começou a negociar com o atleta e pediu um depósito de 900 reais, dizendo que era para agilizar o processo de contratação junto a Federação Catarinense de Futebol. Desta vez, o depósito não aconteceu, como relata o atleta de 20 anos.
O diretor jurídico do Hercílio Luz, Fernando de Souza, recebeu a denuncia através da secretária do clube que o golpista criou um perfil falso nas redes sociais.
Tudo isso começou há mais de um mês, em Mafra. O técnico do Edmar Heiler, do Operário, clube que também disputa a segundona catarinense, foi usado pelo falso empresário. Até atletas do Rio de Janeiro foram ao norte do estado de Santa Catarina cobrar a suposta promessa de emprego.
Continua depois da publicidade
O presidente da Associação dos Clubes de Santa Catarina, Luiz Henrique Ribeiro, diz que os clubes precisam se preparar para prevenir esses golpes, mas alerta que, se os jogadores não se precaverem, isso pode acontecer novamente.
O falso empresário foi procurado pela reportagem, mas não respondeu nem por mensagens de texto e ligação telefônica. Todos os envolvidos no caso, fizeram boletim de ocorrência e o caso deve começar a ser investigado nos próximos dias.