Em 2024, as tentativas de golpes ocorreram majoritariamente na segunda-feira de madrugada e terça-feira à noite, segundo levantamento da empresa de tecnologia e segurança IdWall realizado em todo país. Em Santa Catarina, apenas nos seis primeiros meses deste ano, o número de vítimas de golpes (virtuais e presenciais) aumentou em 5,62%, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O relatório indica que os dias preferidos pelos golpistas mudaram do ano passado para este ano. Em 2023, o pico das tentativas de fraude ocorreu nas madrugadas de sábado. Não há dados segmentados por região do país.

Mesmo com o maior fluxo dos crimes sendo nos dias de semana em 2024, o levantamento aponta que vale a pena a atenção nos demais dias. “Existe a possibilidade de que aos finais de semana, fraudadores busquem aproveitar o menor nível de atenção e disponibilidade das vítimas para aumentar suas chances de sucesso”, diz o estudo.

A publicação diz, ainda, que a Inteligência Artificial e as deepfakes (fotos e vídeos adulterados para parecerem realistas) são um novo desafio para a economia. A IdWall pontua que o prejuízo das empresas da América Latina com fraudes já chegou aos US$ 130 bilhões.

Continua depois da publicidade

Natureza dos golpes

Conforme a pesquisa, o RG é o documento mais visado por fraudadores. Mais de 60% das tentativas de fraude neste documento ocorrem na foto, perfuração ou tipografia do registro. O texto alerta para que as pessoas fiquem atentas à novas maneiras de fraudar o RG: “o comportamento do fraudador está sempre oscilando, em busca de novas vulnerabilidades”.

Outro ponto que merece atenção é a natureza do golpe. A IdWall diz que 70% das tentativas de fraude
são de baixa complexidade, ou seja, fraudes mais simples que requerem menos tempo e recursos dos criminosos, permitindo que ataquem em lotes e lucrem em escala.

Já as fraudes mais complexas demandam mecanismos mais sofisticados, porém trazem maior potencial de prejuízo para as pessoas que caírem em golpes deste tipo. “Por isso, empresas devem empregar métodos de verificação de identidade e prevenção a fraudes simples a complexas”, alerta o relatório.

Como se proteger de golpes e fraudes

A Polícia Civil de Santa Catarina publicou em julho deste ano a Cartilha de Prevenção Contra Golpes, explicando como funciona cada categoria e descrevendo dicas valiosas para se proteger. O documento pode ser acessado aqui.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo algumas dicas

1. Evite clicar em links desconhecidos

  • Muito cuidado com mensagens de promoções ou supostas vagas de emprego. Busque acessar sites conhecidos e, na dúvida, sempre verifique a fonte. 

2. Não dê detalhes de sua conta bancária em ligações

  • Recebeu uma ligação inesperada dizendo que era do banco? Desconfie e não forneça nenhuma informação. 

3. Proteja seus dados e dispositivos

  • Evite usar as mesmas senhas para redes sociais, contas bancárias e cartões. Faça também a autenticação de dois fatores para blindar as tentativas de crackers invadirem para aplicar golpes.

4. Cuidado ao fazer operações financeiras

  • Vai fazer alguma transferência via Pix ou pagar um boleto? Se atente ao destinatário e confirme se os dados estão corretos antes de efetuar a operação.

Continua depois da publicidade

5. Desconfie ao receber mensagens

  • Recebeu algum e-mail ou mensagem sobre uma tentativa de invasão à sua conta digital? Verifique o remetente e entre em contato com o banco, porque pode ser golpe.

6. Atenção com mensagens por WhatsApp pedindo dinheiro

  • De uma hora para outra um amigo ou familiar faz um pedido desesperado de dinheiro por mensagem para uma ajuda. Porém, muitas vezes se trata de um golpe para roubar dinheiro das pessoas. Ficou em dúvida? Ligue para a pessoa.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Ministério da Defesa anuncia início do alistamento militar feminino; veja regras

Operação histórica contra comércio ilegal de animais é feita em SC, PR e SP