A campanha de vacinação contra o coronavírus tem sido usada por criminosos para aplicar golpes pelo WhastApp. O alerta é da Polícia Militar de Santa Catarina, que orienta a população sobre os cuidados com mensagens falsas enviadas pelo aplicativo na tentativa de clonar o aparelho.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo a PM, criminosos se passam por representantes do Ministério da Saúde que estariam cadastrando as pessoas para receberem a vacina contra a Covid-19. Porém, o objetivo real é conseguir os dados pessoais e códigos de verificação do WhatsApp para clonar o número do aparelho, tendo acesso aos dados do celular.

A Polícia Militar divulgou nas redes sociais um exemplo do golpe. Na troca de mensagens, a pessoa se apresenta e pede para digitar “Ok” para iniciar o cadastro para agendamento da vacina. Quando o usuário responde, o criminoso pede que seja informado o número de seis dígitos enviado para o celular por SMS.

> Veja mais exemplos de diálogos comuns para obtenção do código do WhatsApp

Continua depois da publicidade

Ministério da Saúde também alerta sobre golpe

O golpe também já foi alertado pelo Ministério da Saúde, antes mesmo do início da vacinação contra a Covid-19 no país. O órgão garantiu que não faz agendamento de vacinação e não solicita dados das pessoas, nem envia quaisquer tipos de códigos para usuários do sistema de saúde.

> Saiba mais sobre como identificar fraudes e perfis falsos no WhatsApp

A orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas não forneçam dados caso recebam ligações ou mensagens pelo celular sobre agendamento de vacina ou solicitando informações pessoais. A população também deve denunciar o golpe para as autoridades.

> Ouça entrevista com o o delegado Luiz Rosado, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e saiba como denunciar

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar de Santa Catarina também já alertou sobre outros golpes semelhantes pelo WhatsApp, que usam a mesma dinâmica. Os criminosos entram em contato para falar sobre um suposto erro ou reclamação nas plataformas de anúncio ou para oferecer ingressos para shows. No entanto, o objetivo é sempre receber o código de verificação para clonar o aparelho.

Orientações do Whatsapp:

– Para proteger sua conta, o WhatsApp enviará uma notificação para você caso outra pessoa tente registrar uma conta do WhatsApp com seu número de telefone. Mantenha sua conta segura e não compartilhe seu código de confirmação com mais ninguém.

– Se o usuário receber a notificação novamente, significa que alguém solicitou um código de confirmação usando seu número de telefone. Essa situação geralmente acontece quando outro usuário digita seu número por engano ao tentar registrar uma conta no WhatsApp, mas também pode ser que alguém esteja tentando roubar sua conta.

Continua depois da publicidade

> Ainda na dúvida? Leia mais sobre o que fazer após a clonagem

– Se alguém estiver tentando roubar sua conta, essa pessoa precisará do código de confirmação que será enviado por SMS para seu número de telefone. Sem esse código, não é possível concluir o processo de confirmação do seu número no WhatsApp. Assim, você continua com total controle sobre sua conta do WhatsApp.

– A forma mais eficiente de proteger o seu WhatsApp de uma clonagem é ativar a verificação em duas etapas. Com ela, o criminoso não conseguirá acessar sua conta mesmo que possua a chave numérica enviada por SMS.

> Saiba aqui como ativar a verificação em duas etapas