As mais de 15 pessoas que procuraram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Palhoça, na Grande Florianópolis, para buscar esclarecimentos e denunciar um novo golpe praticado contra empresários e comerciantes da região, acenderam o alerta para as autoridades locais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o Procon de Palhoça, o aumento de ocorrências do golpe preocupa porque envolve diretamente o nome do órgão de defesa do consumidor do município.

Se você receber mensagens suspeitas, denuncie às autoridades competentes, como a polícia ou o Procon. Além disso, compartilhe essas informações com amigos e familiares para ajudar a prevenir que outras pessoas se tornem vítimas de golpes online destaca o diretor da unidade, Rodrigo Cresmon.

Como funciona o golpe?

Segundo relatos, a prática começa com o estelionatário enviando uma mensagem à vítima e informando que teria sido aberta uma reclamação contra sua empresa no Procon. Dados como CNPJ, razão social e endereço, bem como o número de protocolo do suposto processo, são algumas das estratégias que os golpistas usam para dar maior credibilidade e veracidade ao crime.

Continua depois da publicidade

Golpistas virtuais que atuam em SC têm “linha de produção” e esquema sofisticado

Logo após, é enviado um link que supostamente contém todas as informações desse processo. É nessa etapa que a vítima acaba concedendo senhas e informações pessoais aos estelionatários.

Clicando nesse link, o cidadão acaba permitindo que os golpistas tenham acesso ao seu celular, invadindo redes sociais e contas bancárias ressalta Cresmon.

Confira orientações para se proteger de golpes e estelionatos

  • Desconfie de mensagens de fontes desconhecidas ou que pareçam suspeitas. 
  • Não clique em links suspeitos enviados por mensagens, e-mails ou redes sociais. 
  • Certifique-se sempre de que os sites acessados são seguros e confiáveis, verificando o protocolo “https://” e a reputação da página.

Continua depois da publicidade

  • Mantenha seus dispositivos atualizados com as últimas atualizações de segurança.
  • Instale programas antivírus e mantenha-os atualizados. 
  • Evite fornecer informações pessoais sensíveis ou financeiras em sites não confiáveis. 
  • Fique atento a mudanças em suas contas bancárias ou atividades suspeitas e, em caso de dúvida, entre em contato com a instituição financeira.

Veja dicas para não cair em golpes pelo WhatsApp

Leia também

O que é pirâmide financeira e como não cair no golpe

Como proposta de catarinense quer combater “