O golpe do Pix utilizando o nome do Detran/SC tem crescido em número de denúncias e reclamações. O golpista utiliza os dados do proprietário do veículo consultado em uma plataforma falsa, para criar mensagens eletrônicas comunicando infrações ou pagamento de taxas com uma chave Pix. O site oficial do Detran/SC é www.detran.sc.gov.br. O Detran/SC também informa que não aceita pagamento por Pix.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

No Google, ao digitar Detran/SC, o primeiro site que aparece na lista é uma plataforma falsa e patrocinada. Ela direciona o usuário para a página de consulta do licenciamento veicular e, ao colocar a placa e o Renavam, o golpista de posse dos dados entra em contato com o proprietário do veículo via celular, e já envia uma fatura digital para ser quitada via Pix.

— As pessoas infelizmente estão caindo nesse golpe de uma forma brutal, é preciso tomar cuidados mínimos, por exemplo, ao fazer o Pix, antes de confirmar, saber se está escrito ali Detran Santa Catarina, Detran como destinatário, o que não vai ocorrer por que o Detran não envia Pix para ninguém. Nós derrubamos em torno de 15 sites por semana por conteúdo golpista, e infelizmente vamos ter que tomar uma medida mais dura — revela o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.

MPSC pode solicitar interdição do Mercado Público de Florianópolis

Continua depois da publicidade

Novo acesso será através do Gov.BR

Santa Catarina vai aderir ao mecanismo já utilizado nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, onde para fazer a consulta veicular, o usuário vai precisar estar logado na plataforma gov.br. Isso deve gerar muita polêmica, pois segundo os dados do Detran/SC apenas 42% dos motoristas no Estado possuem a carteira digital ou o acesso ao portal do governo federal.

Leia também

Vacinação contra a dengue fica estagnada em menos de 25% do público-alvo em SC

Adesão à vacina da dengue em SC esbarra na desinformação, diz Secretaria da Saúde

Hospital Infantil implanta procedimento que reduz espera na emergência em Florianópolis