O Golpe do PIX agendado seria a mais nova armadilha criada por criminosos para aplicar golpes pela internet. Mensagens que circulam nas redes sociais afirmam que usuários estariam recebendo notificações de uma transferência agendada de dinheiro via PIX.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Logo em seguida os criminosos entrariam em contato com a vítima dizendo que operação foi feita por engano e pedindo a devolução da quantia. Por fim, os golpistas cancelariam o agendamento, ficando com o dinheiro enviado pela vítima.
> WhatsApp terá nova funcionalidade de loja on-line dentro do aplicativo
O Banco Central (BC) informou, porém, que a informação não passa de um boato, já que seria impossível receber uma notificação de uma transferência futura. Nem o banco, tampouco o usuário de uma conta PIX, fica sabendo quando uma transferência está agendada. Só se tem conhecimento do envio do dinheiro no momento em que a transação é finalizada.
Continua depois da publicidade
> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre
> Windows 11: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft
A função de agendamento do PIX está disponível desde o lançamento da plataforma em novembro de 2020, mas passou a ser opcional. Atualmente nem todas as instituições financeiras oferecem a opção.
*Com informações de Agência Brasil e supervisão de Brenda Bittencourt
Leia também
Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Quais os melhores antivírus grátis?
83% dos moradores na Região Sul preferem pagamento sem contato em lojas físicas, diz pesquisa