A compra de um lençol gerou um prejuízo de R$ 4 mil para um morador de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, neste domingo (20). Isto porque um casal teria aplicado um golpe e comprado vários itens no cartão de crédito do idoso de 70 anos após vender o produto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O caso ocorreu por volta das 13h20min no bairro Campo da Água Verde. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima contou que estava em casa quando um carro parou em frente ao local e um casal fez a venda do lençol.
Na hora do pagamento, segundo a ocorrência, a dupla alegou ao idoso que estava com problemas para “passar o cartão crédito”. A conversa durou alguns minutos até que os dois conseguiram fazer a transação e saíram do local.
Depois que eles foram embora, a vítima abriu o aplicativo do banco e viu que a dupla fez várias compras usando o seu cartão, que totalizaram R$ 4 mil. Ainda segundo a PM, ela já entrou em contato com a administradora pedindo o estorno.
Continua depois da publicidade
O idoso disse, ainda, que os dois estavam em um carro que tinha placas de Belo Horizonte (MG). Porém, até a tarde desta segunda-feira (21) os suspeitos ainda não haviam sido localizados.
Como evitar esse tipo de golpe?
Apesar de não ser frequente, a PM alerta que os consumidores devem ficar atentos ao golpe. Ele funciona da seguinte maneira: a vítima é informada que algo deu errado durante o pagamento e que será preciso tentar novamente. Como o cartão passa várias vezes, ela acaba pagando muito mais caro pelo produto.
Por isso, a principal dica é ficar atento ao momento do pagamento. Se o vendedor alegar que a transação não foi efetuada, a orientação é de que a pessoa confira no aplicativo do banco se o pagamento entrou, antes de tentar novamente.
Mas, se mesmo assim a pessoa cair no golpe, ela deve imediatamente entrar em contato com a administradora do cartão e informar a situação, orienta a polícia.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Dono de bar é assassinado a tiros em Joinville
Golpe do Pix agendado: como funciona e por que a polícia de SC emitiu alerta
Melzinho do Amor: polícia apreende 90 caixas do produto no Paraná
Suposta mãe foi a hospital atrás de bebê encontrada dentro de sofá em SC, diz polícia