Um golpe do cartão de crédito está sendo aplicado em vítimas de São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. Até agora, foram identificadas 15 pessoas enganadas pelos golpistas, em um prejuízo estimado em R$ 50 mil. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo a Polícia Civil, os golpistas entram em contato com possíveis vítimas e encontram uma forma de descobrir a senha do cartão de crédito. Para isso, usam algumas estratégias e a mais comum é se passar por funcionário do banco.

Eles ligam para a vítima e contam que o cartão teria sido clonado. Para resolver a situação, a pessoa teria que entrar em contato com o número de telefone que está atrás do cartão.

Quando a vítima aceita a instrução, a ligação é desviada para o celular de outro golpista, que também se passa por funcionário do banco e orienta a passar a senha e quebrar o cartão. Com o número em mãos, os criminosos entram em sites na internet e compram objetos eletrônicos e estouram o limite do cartão.

Continua depois da publicidade

> Duas mulheres perdem R$ 12 mil em golpe de cartão de crédito em Jaraguá do Sul

A investigação da Polícia Civil começou em março deste ano. Foram identificadas 15 vítimas do golpe apenas em 2021, em São Bento do Sul. Dois homens foram presos no início de março, mas a polícia quer identificar outros integrantes do grupo criminoso, de acordo com o delegado Lucas Mendonça. 

– A investigação ainda está sendo levada a cabo a fim de identificar demais integrantes desse grupo criminoso para que possamos dar uma resposta à sociedade catarinense acerca dessas práticas fraudulentas que vêm causando prejuízos significativos à nossa população – afirmou à NSC TV.

> Golpe pelo WhatsApp usa vacinação da Covid em SC para clonar contas

A Polícia Civil ressalta que os bancos nunca pedem a senha do cartão dos clientes e que o número não deve ser passado para ninguém. Em caso de receber a ligação, a pessoa deve desligar o telefone e entrar em contato com o banco para saber se a algum funcionário está realmente ligando para os clientes.

Caso alguém tenha sido vítima dos golpistas e passado a senha, a orientação é ir até a delegacia de polícia mais próxima imediatamente e registrar o boletim de ocorrência. Assim, a polícia poderá dar início à investigação.

Continua depois da publicidade

> Saiba mais sobre como identificar fraudes e perfis falsos no WhatsApp