O golpe do cartão clonado tem se tornado mais comum em Santa Catarina. Durante a pandemia, criminosos buscam diferentes estratégias para enganar pessoas e conseguir dados alheios. Um ação recorrente, conforme a Polícia Civil, envolve um golpe em que um agente do banco liga para o telefone de uma potencial vítima, pergunta se a pessoa fez uma compra em determinada loja e informa que o cartão foi clonado. 

Continua depois da publicidade

> Homem tenta aplicar golpe do cartão, família desconfia e ele acaba detido por populares em Blumenau

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A partir daí, diversas táticas entram em ação para usar o dinheiro e estourar o limite do cartão. Esse golpe já foi registrado em cidades como São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Gaspar

A crescente clonagem de cartão preocupa muitos brasileiros. Em abril de 2021, 605 pessoas informaram, pelo consumidor.gov.br, portal de intermediação de conflitos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), que tiveram seus cartões clonados. Do total, 32 são catarinenses, sendo a maioria de Joinville e Camboriú.

Continua depois da publicidade

Os criminosos aproveitam essa preocupação com a clonagem de cartão para aplicar outro golpe. Eles entram em contato com possíveis vítimas e se passam por um funcionário do banco. Os golpistas perguntam se a pessoa fez uma compra em determinada loja e, quando a vítima responde que não, o criminoso informa que o cartão foi clonado.

Depois disso, os golpistas usam diferentes estratégias para conseguir os dados da vítima, como informar que um representante do banco irá buscar os cartões na residência ou, ainda, orientar a passar a senha e os dados antes de quebrar o cartão.

> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Com todos os dados em mãos, os criminosos entram em sites na internet e compram objetos eletrônicos e estouram o limite do cartão. Dessa forma, para não cair no golpe é importante saber que as instituições bancárias nunca solicitam o recolhimento do cartão na residência.

Como evitar o golpe do cartão clonado e fazer denúncia

– A senha ou o cartão bancário não devem ser entregues para ninguém

Continua depois da publicidade

– Caso tenha alguma dúvida sobre a segurança da sua conta, você pode encontrar o número oficial do banco e fazer a ligação

– Caso alguém tenha sido vítima dos golpistas e passado a senha, a orientação é registrar o boletim de ocorrência

– A denúncia do golpe do cartao clonado pode ser feita pelos telefones 181 ou (48) 98844-0011. Assim, a polícia poderá dar início à investigação.

*Sob supervisão de Vinícius Dias

Leia também

Suspeito de matar mulher em São Miguel do Oeste horas após aniversário dela é preso

Continua depois da publicidade

Técnica de enfermagem morre por complicações da Covid-19

Reajuste de servidores de SC terá efeito a partir de 2022

Casal de turistas é resgatado depois de ser ‘esquecido’ na roda gigante de Balneário Camboriú