Depois do norte-irlandês Rory McIlroy, o zika vírus espantou outra estrela do golfe, o sul-africano Branden Grace, número 11 do mundo, que anunciou nesta sexta-feira sua decisão de não participar dos Jogos Olímpicos do Rio.

Continua depois da publicidade

Grace, de 28 anos, é o terceiro golfista da África do Sul a desistir de viajar para o Rio de Janeiro, em agosto.

Leia mais:

Entenda os critérios de classificação do tênis na Olimpíada

Seleção brasileira feminina encara Austrália em amistoso antes do Rio 2016

Continua depois da publicidade

Vila dos Atletas abrirá no dia 24 de julho, e Janeth Arcain será a prefeita

— Depois de uma séria reflexão, lamento anunciar que decidi desistir a da competição olímpica por causa do zika vírus — explicou o atleta em um comunicado.

O vírus zika pode provocar problemas nos fetos como a microcefalia, que faz com que os bebês nasçam com cabeça e cérebro menores do que o padrão.

Quase 1,3 mil bebês nasceram no Brasil com más-formações desde que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, começou a transmitir o zika no ano passado.

O vírus também pode ser transmitido por via sexual e pode provocar problemas neurológicos em adultos, como a síndrome de Guillain-Barre, que causa paralisia e morte.De volta ao programa olímpico depois de mais de cem anos de ausência (esteve presente apenas em 1904), o golfe não terá vários outros astros da modalidade, como McIlroy, número 4 do mundo, o fijiano Vijay Singh (210º, ex-líder do ranking) e o australiano Marc Leishman (37º).

Continua depois da publicidade

*AFP