Um golfinho encalhou na praia em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (17). Uma equipe da Univali, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, foi chamada ao local para avaliar as condições do animal e definir quais medidas serão tomadas para salvá-lo. Imagens mostram o trabalho de socorro prestado pelos profissionais (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

De acordo com a equipe, trata-se de um golfinho da espécie Stenella sp. O animal ainda é jovem, tem aproximadamente dois metros de comprimento e pesa cerca de 60 quilos. Ele está debilitado, mas responsivo e estável, conforme análise veterinária. Com a ajuda da Guarda Municipal de Itapema, foi criado um tanque de contenção na faixa de areia para manter o mamífero em melhores condições.

No início da tarde, a equipe da R3 Animal conseguiu transferir o golfinho para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Florianópolis.

Veja fotos do resgate

Continua depois da publicidade

De acordo com a ONG R3 Animal, o aparecimento desta espécie na costa não é comum. O encalhe de animais marinhos em praia ocorre, na maioria das vezes, por condições de saúde, quando já se está debilitado.

Os golfinhos, ainda segundo a ONG, são animais extremamente sensíveis e, por isso, o atendimento exige cautela para que o mamífero não fique estressado. No caso do golfinho resgatado, os profissionais tiveram de acompanhar, principalmente, a frequência cardíaca e respiratória do animal.

A equipe reforça, no entanto, que é treinada para este tipo de ocorrência e que irá garantir o bem-estar do golfinho.

Leia mais

Beto Carrero dá entrada de graça a visitante que ajudar crianças do Rio Grande do Sul

Bilhete enviado por casal de Indaial com doações comove gaúchos: “Aqueça além do corpo”