Maior, mais potente, sofisticado e econômico. O Golf Geração 7 promete estabelecer novos níveis de tecnologia, conforto, segurança e esportividade. Para o presidente da filial brasileira do grupo alemão, Thomas Schmall, o ícone da Volkswagen, com mais de 30 milhões de unidades produzidas, carrega agora o melhor da marca presente em um único carro.

Continua depois da publicidade

Serão duas versões, ambas com motores TSI (turbo) de injeção direta de combustível, cada uma com características próprias e destinadas a atender públicos diversos, desde jovens estudantes a famílias, passando por quem gosta de automóveis de alto desempenho. A Highline 1.4L TSI BlueMotion Technology traz propulsor de 140 cavalos de potência e opções de transmissão manual de seis velocidades e automática DSG de sete marchas com função Tiptronic. A esportiva GTI conta com o motor 2.0L TSI de 220 cavalos e transmissão automática DSG de seis velocidades.

A venda da sétima geração do Golf começará com ampla campanha no último final de semana deste mês, quando a rede de concessionárias estará aberta ao público. O carro é decisivo na proposta da VW de crescer e brigar pela liderança do mercado brasileiro. Embora a fabricante não fale no assunto, o veículo deverá ser montado na fábrica de São Jose dos Pinhais, no Paraná.

Todas as versões do novo Golf têm de série sete airbags (frontais, laterais, tipo cortina e um de joelho para o motorista) e controle eletrônico de estabilidade, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR) e sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro para, por exemplo, nos congestionamentos urbanos, para economizar combustível.

É o primeiro Volkswagen montado com a nova estratégia modular MQB – permite a produção de diversos tipos de veículos a partir de uma arquitetura única. O tipo de montagem reduz em até cem quilos o peso total do Golf, ganhando, ao mesmo tempo, uma estrutura mais forte e rígida, que proporciona maior segurança, conforto e esportividade. Com a nova identidade visual da marca na frente e atrás, o Golf valoriza a linha de teto alongada, com proporções modificadas em relação à geração anterior.

Continua depois da publicidade

Da teoria à prática

P ara avaliar o desempenho de um carro, nada melhor do que as famosas autoestradas alemãs, que em muitos trechos têm velocidade liberada. Mas também foram usadas rodovias secundárias, muito melhores do que muitas das nossas principais. Foram quase 200 quilômetros de test-drive. O motor 1.4 e o câmbio mecânico mostraram um casamento perfeito, com força de sobra para levar três ocupantes com conforto e segurança.

No trânsito congestionado do centro de Berlim, foi possível de se aproveitar os recursos eletrônicos como o start-stop e o estacionamento automático.O novo Golf mostrou versatilidade em quatro tipos de provas feitas pelos jornalistas acompanhados por instrutores. Na pista molhada, foram avaliados os sistemas de segurança e de auxílio à condução, que ajudam a corrigir a trajetória em casos de emergência e freadas bruscas.

Em um traçado livre, foi verificado o controle adaptativo de velocidade, controlando a distância de outro veículo à frente até assumindo o comando com parada total e segura. Teve ainda testes de slalom para avaliação da aerodinâmica e uma breve simulação de corrida entre os jornalistas.

Entre as várias inovações tecnológicas, o Dynamic Light Assit – uma câmera instalada no para-brisa que escolhe o momento ideal para utilizar farol alto ou baixo. Há também a nova versão do sistema de auxílio ao estacionamento, o Park Assist 2, que permite manobras também em vagas perpendiculares.

Continua depois da publicidade

Golf ganha versão mais potente e econômica

A Highline 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e pode alcançar 212 km/h de velocidade máxima, independentemente da transmissão. A esportiva GTI 2.0 TSI, evidentemente, é a mais potente, rápida e econômica já produzida pela VW para seu famoso hatch médio. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a 244 km/h.

Um dos principais dispositivos de segurança é o detector de fadiga, que monitora a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal acústico durante cinco segundos. Uma mensagem visual também é exibida no painel de instrumentos, recomendando uma parada. Se o condutor não obedecer dentro de 15 minutos, o aviso é repetido.

Gilberto Leal viajou a convite da Anfavea

Destaques

– Freios com ABS

– Distribuição eletrônica de frenagem

– Freio de estacionamento eletrônico com assistência

– Controle de estabilidade

– Bloqueio eletrônico de diferencial

– Indicador de pressão de pneus

– Cintos dianteiros com pré-tensionador

– Sete airbags (frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista

– Ar-condicionado automático dual zone

– Volante multifuncional revestido de couro

– Direção com assistência elétrica

– Tela multimídia sensível ao toque (5,8 polegadas na Highline e 8 polegadas na GTI

– Rodas de aro 16 na Highline e 17 na GTI

– Opcionais nas duas versões: teto solar panorâmico, assistente de estacionamento e bancos em couro