A integração entre futebol e educação vai aumentando mundo afora. E o Brasil, como não poderia deixar de ser, está inserido nesse contexto. Getúlio Vargas, goleiro do Orlando Pirates, da África do Sul, ajudou uma escola local, escolhida pela patrocinadora de seu time por ter o índice mais alto de aprovação (97%).
Continua depois da publicidade
A Holy Trinity Secondary School foi a grande vencedora do Soccer Day Clinic, evento que escolhe a escola e a premia com uniformes do Pirates, foi a grande escolhida. Getúlio, que teve passagens por Flamengo e Fortaleza, no Brasil, ficou assustado com as condições precárias da escola.
– Soubemos que iríamos visitar uma escola com 97% de aprovação no ano letivo de 2011 e ficamos impressionados com as condições extremamente precárias da escola. Os alunos estudam com o caderno apoiado nas pernas, porque não tem mesa para eles, somente cadeiras. Outras escolas que participaram da escolha, que custam 5 mil rands por mês (R$ 1300 reais), não chegaram nem a 75% de aprovação. Tudo isso sem luz elétrica. Ou eles aprendem na escola, prestando atenção, ou não aprendem, porque saem de lá às 16h e às 18h já tá escuro – comentou o goleiro, que diz ter aprendido uma grande lição com os jovens:
– Foi uma lição de vida que vou levar para sempre. Passamos um dia inteiro com eles falando sobre futebol, ensinando os fundamentos e os exercícios que fazemos nos treinos e batendo uma bolinha também. Esses alunos nos mostraram e provaram que com dedicação, empenho e comprometimento pode se ter uma vida melhor – destacou.
Continua depois da publicidade