A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nota na noite desta terça-feira detalhando o plano de ação proposto pela companhia aérea Gol/Varig para atender aos passageiros de voos cancelados ou atrasados em consequência dos problemas na escala de trabalho dos tripulantes da empresa.
Continua depois da publicidade
O plano inclui o uso de cinco aeronaves Boeing 767, configuradas para cerca de 230 passageiros, nas rotas regulares domésticas e internacionais para aumentar a capacidade de acomodação de passageiros. Atualmente, essas aeronaves são utilizadas em fretamentos.
A Gol também deverá apresentar relatórios semanais à Anac sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. Os dados serão avaliados em conjunto com o planejamento mensal da malha aérea.
Outro ponto acordado entre a agência e a companhia foi a ativação da escala de trabalho dos tripulantes para o mês de agosto na mesma configuração do mês de junho. A companhia já utilizava há três meses o software para planejamento de escala com o conhecimento da Anac.
A Gol informou à Anac que, em julho, ao implantar uma melhoria no sistema, ocorreu o problema e foram gerados dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes. Por essa razão, foi adotada novamente a configuração de escala do mês anterior.
Continua depois da publicidade
A agência também informou que já enviou inspetores para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na empresa e fiscalizar a assistência da companhia a seus passageiros.
>> Participe: Você perdeu algum compromisso por conta dos atrasos em voos?
>> Veja a situação do voos nos aeroportos
Leia mais:
>> “Perdi duas reuniões importantes em SP”, relata advogado que teve voo cancelado
>> Anac pede explicações sobre atrasos e cancelamentos em voos da Gol
Saiba quais são os seus direitos como passageiro:
