A empresa aérea Gol decidiu suspender o transporte de cães e gatos no porão de suas aeronaves. O motivo, segundo o comunicado divulgado pela companhia está ligado ao processo de investigação da morte do cão Joca seja finalizado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O Golden Retriever, de cinco anos, embarcou na segunda-feira (22) no aeroporto de Guarulhos (SP) com destino a Sinop (MT). Por um erro da Gol, o animal acabou indo para Fortaleza. O trajeto previsto para Joca era de duas horas e meia, mas ele acabou ficando no porão por oito horas.
A restrição vale inclusive para os passageiros que já contrataram o serviço, que está suspenso até 23 de maio. A empresa informou que os clientes podem pedir a restituição dos valores pagos ou então postergar a viagem para depois da data.
Para os clientes que já estão em viagem e tem o serviço contratado para voltarem aos seus destinos, poderão decidir se a empresa fará ou não o transportes dos animais. Os serviços para clientes que carregam seus pets na cabine continuam sendo oferecidos normalmente.
Continua depois da publicidade
Entenda o caso do cão Joca
Na segunda-feira (22), o tutor de Joca, João Fantazzini Júnior, contratou o serviço de transporte da Gol para o animal de estimação. Ele ia de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) no voo G3 1480. Depois de uma falha operacional da companhia, Joca foi embarcado em um voo que iria para Fortaleza.
Quando chegou a Sinop, a empresa comunicou o erro. João Fantazzini resolveu, então, voltar para Guarulhos para encontrar Joca. O cão chegou bem em Fortaleza e os funcionários da Gol chegaram a enviar vídeos para o tutor mostrando Joca embarcando novamente para Guarulhos.
No entanto, Joca morreu durante o desembarque no aeroporto paulista. O tutor informou que apresentou à companhia um atestado que dizia que Joca poderia suportar uma viagem de duas horas e meia. Em entrevista à TV Globo, ele lamentou que seu cachorro tenha sofrido antes de morrer:
— Eu sempre vi as mensagens das pessoas sobre os cachorros morrerem nesta situação, mas eu nunca esperava isso, acho que o que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro, porque não é justo ele ter morrido desse jeito.
Continua depois da publicidade
O que diz a Gol
A GOL informou que se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e da família, que entende a sua dor e lamenta profundamente pela perda do animal de estimação. A companhia também comunicou que está oferecendo, desde o primeiro momento, todo o suporte necessário ao tutor e a família.
“A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”, diz a nota. Segundo o g1, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), anunciou que a pasta também vai investigar o caso, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
VÍDEO: Gatinha é resgatada após viajar mais de 70 quilômetros em eixo de carreta em SC
VÍDEO: Cavalos descontrolados fogem pelas ruas de Londres e deixam feridos