A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na noite de terça-feira a reestruturação societária do grupo Gol, permitindo a fusão das bandeiras Gol e Varig em uma só companhia aérea. As duas marcas serão mantidas, mas passarão a operar de forma integrada sob único CNPJ e também um único Cheta, o certificado de habilitação de uma companhia aérea, emitido pela Anac.
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A reestruturação vai resultar na fusão da malha de vôos e da tripulação, na unificação da estrutura de terra (lojas e balcões de check-in), além de permitir que a empresa tenha só uma estrutura administrativa. A ata da diretoria da Anac com a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) nesta quinta.
O pedido de autorização para a realização da reestruturação societária foi feito pelo grupo Gol em julho. Segundo fontes do mercado, o Cheta e o CNPJ escolhidos para a operação unificada foram os da nova Varig. O atual Cheta da Gol seria, portanto, extinto. Procurada, a Gol afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente da autorização pela Anac e que, portanto, não poderia comentar.
A Gol prepara um grande evento para anunciar os detalhes da reestruturação societária, juntamente com uma campanha de reposicionamento da marca Varig. Enquanto a Gol investe no consumidor que nunca andou de avião – acaba de lançar uma estratégia para oferecer passagem à prazo para as classes C e D – a Varig quer se consolidar como uma marca premium.
O grande diferencial da Varig – que manterá uma malha de vôos concentrada em destinos de negócios – será o espaço entre as poltronas. Já a Gol estuda aposentar a famosa barrinha de cereal, melhorando o serviço de bordo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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