Com gol de Dentinho no início do jogo, o Corinthians derrotou o Fluminense na noite desta quarta-feira por 1 a 0, no Pacaembu, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o clube paulista joga por um empate no Rio de Janeiro, na próxima semana, para avançar na competição.

Continua depois da publicidade

Se conseguir a classificação, o Corinthians enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre Vasco e Vitória. Na primeira partida, também disputada nesta quarta-feira, o time carioca venceu por 4 a 0, em São Januário, e agora pode perder por três gols de diferença em Salvador.

O confronto desta quarta no Pacaembu foi de festa para o técnico Mano Menezes, que completou o 100º jogo no comando da equipe. O treinador teve apenas um problema: o zagueiro William, machucado, deu a vaga no time titular para Diego. Já o experiente treinador Carlos Alberto Parreira escalou o Fluminense com força máxima.

Empolgados pelo apoio do público (mais de 30 mil pagantes), os corintianos partiram para o ataque e abriram o placar logo aos 10 minutos. Em lançamento, Dentinho pegou a defesa do Fluminense desprevenida, entrou na área e bateu cruzado. Fernando Henrique se esticou, mas viu a bola balançar as redes.

Após o gol, o Fluminense se desesperou e deu maior liberdade para o Corinthians. O placar só não ficou mais elástico por uma infelicidade corintiana aos 19 minutos. Alessandro, em noite inspirada, ganhou pela direita e cruzou. Dentinho deu um biquinho na bola, que bateu na trave, percorreu a boca do gol e saiu.

Continua depois da publicidade

O Fluminense chegou com perigo em jogadas de bola aérea, mas quase sempre mal exploradas. O Corinthians, por sua vez, teve uma posse de bola superior a 55% na primeira etapa. E, em jogadas rápidas, deu vários sustos no time de Parreira. Aos 34, Ronaldo aproveitou rebote de Jorge Henrique e bateu. Fernando Henrique fez boa defesa.

E se não fosse o goleiro, a vida do Fluminense teria se transformado em tragédia no primeiro tempo. Aos 44, Alessandro, novamente livre pela direita, aproveitou para cruzar. Ronaldo deu um toque de primeira dessa vez. No reflexo, Fernando Henrique pulou e deu um tapa na bola.

Os times voltaram sem modificações para a etapa final. Parreira conseguiu melhorar um pouco o posicionamento do Fluminense. O time carioca continuou a levar sustos no setor defensivo, mas, pelo menos, encontrou espaços para atacar. Na melhor das chances, aos 20, Thiago Neves saiu na cara do gol e chutou sobre Felipe.

A resposta corintiana chegou aos 25 minutos. Ronaldo deu lindo passe e deixou André Santos livre na área. O lateral-esquerdo soltou a bomba, mas Fernando Henrique salvou outra vez – o goleiro do Fluminense foi um dos melhores em campo e deu a tranquilidade que a defesa do Fluminense não soube oferecer.

Continua depois da publicidade

O Corinthians ainda pressionou, mas cansou de perder gols – inclusive com Morais, que entrou na vaga de Dentinho. Assim, o clube terminou a partida com a vantagem mínima, resultado que, de certa forma, foi um alívio para o Fluminense, que tentará reverter o marcador no próximo dia 20 (quarta-feira), no Maracanã.