Portuguesa e Goiás mostraram que não existe favorito no Campeonato Brasileiro, independentemente do momento que a equipe vive. Em ascensão, a Lusa foi derrotada por 2 a 1 pelos goianos – que não ganhavam há três partidas – e não teve forças para reagir.

Continua depois da publicidade

No primeiro tempo, as equipes fizeram uma partida muito corrida, porém com muitos passes errados. Consequentemente, as chances de gol foram raras. O Goiás ameaçou mais pelo lado esquerdo, em investidas de William Matheus, enquanto a Lusa construía suas jogadas buscando sua referência na área, o artilheiro Gilberto.

Se com a bola rolando estava difícil, o Goiás abriu o placar com ela parada. Após cobrança de escanteio, Moisés Moura afastou mal e Hugo soltou um foguete de esquerda, sem chances para Lauro, aos 36 minutos da primeira etapa.

Logo no início da metade final, a Portuguesa sofreu um duro golpe. Rogério derrubou Eduardo Sasha na área. Pênalti que Walter cobrou com muita força para ampliar a vantagem no Canindé. A Portuguesa veio para o abafa, mas não conseguia furar o bloqueio do Verdão, que assustava nos contra-ataques em velocidade.

À frente do placar, o técnico Enderson Moreira tratou de recuar o Goiás. Tirou Hugo, seu camisa 10, para colocar o zagueiro Valmir Lucas e garantir o resultado. Entretanto, a Lusa martelava para tentar diminuir. Desperdiçou duas jogadas com Valdomiro em escanteios – em uma o zagueiro adversário cortou em cima da linha -, mas chegou ao seu gol aos 37.

Continua depois da publicidade

Héverton, que acabara de entrar, aproveitou rebote do goleiro Renan após chute de Luis Ricardo para empurrar para as redes. Com pressão total, a Lusa procurou empatar a todo custo, mas não consegui furar a barricada goiana, que saiu do Canindé com os três pontos.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA 1×2 GOIÁS

Data/Hora: 10/10/2013, às 19h30

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo

Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG) e Marcos Santos Vieira (AM)

Cartões Amarelos: Gilberto (POR) Amaral, David, Renan e William Matheus(GOI)

Renda/Público: R$ 67.160,00/ 3.353 pagantes

Gols: Hugo, aos 36’/1ºT (0-1) ; Walter, aos 6’/2ºT (0-2) e Héverton, aos 37’/2ºT (1-2)