A expressão God Save the Queen está sendo muito utilizada nas redes rede sociais para homenagear a rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta (8). A curiosidade é que ela tem relação com uma história de 1745, que virou o hino do Reino Unido e pode mudar com novo rei. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Uma das saudações mais conhecidas à rainha Elizabeth II é God Save The Queen, que aparece em várias músicas, filmes e séries e significa Deus Salve a Rainha. Essas palavras, na verdade, fazem parte do hino nacional do Reino Unido. A história por trás da canção é bem curiosa e tem a ver com batalha.

The Crown deve pausar gravações após morte da rainha Elizabeth II

Em setembro de 1745, o até então pretendente ao trono britânico, príncipe Charles Edward Stuart, derrotou o exército do rei George II em Prestonpans, perto de Edimburgo. Quando a notícia chegou a Londres, o líder da banda no Theatre Royal, Drury Lane, organizou God Save The King para apresentação após uma peça. Virou um sucesso e foi repetido por várias noites.

Continua depois da publicidade

Internet relembra princesa Diana e se revolta com nova rainha do Reino Unido

Logo, a prática se espalhou para outros teatros e o costume de saudar os monarcas com o verso quando eles entravam em um local de entretenimento público foi estabelecido. Segundo o site da família real, não há versão autorizada do Hino Nacional, pois as palavras são uma questão de tradição. Novas frases foram acrescentadas ao longo dos anos, mas raramente são usados.

O hino atualmente cantado utiliza Queen, mas originalmente, foi escrito como King (rei), o que deve voltar a acontecer com a posse de Carlos III ao trono britânico. Assim, tanto a expressão de saudação deve mudar, quanto o hino. Até o momento, não se sabe quanto tempo vai levar para a mudança acontecer oficialmente. 

Como ficam notas e moedas de libra que têm o rosto da rainha após morte de Elizabeth II

Veja letra original do hino do Reino Unido feita em 1745

God save our gracious King!
Long live our noble King!
God save the King!
Send him victorious,
Happy and glorious,
Long to reign over us,
God save the King.

Thy choicest gifts in store
On him be pleased to pour,
Long may he reign.
May he defend our laws,
And ever give us cause,
To sing with heart and voice,
God save the King.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Elizabeth II foi referência da moda e suas roupas tinham “segredos”; veja looks

Rainha Elizabeth II foi essencial para manutenção da monarquia, dizem especialistas

Como era o mundo há 70 anos, quando a rainha Elizabeth II assumiu o trono