Eles são vários e diversos, mas neste domingo estarão reunidos pelo mundo para celebrar o Go Skate Day – Dia Mundial do Skate. Criada em 2004, a data aproxima os apaixonados pelo esporte e escancara a união de diferentes estilos em um mesmo jeito de viver uma atividade.
Continua depois da publicidade
Os skatistas chegam caminhando e assim que os pés encontram o concreto da pista, todos eles, como em um gesto instintivo, soltam o skate à frente, colocam o pé sobre o shape e deslizam para preencherem o ambiente com os estalos de suas batidas e arrastos na pista. Será assim até a noite, quando o frio de junho irá tirá-los da pista, ou as pernas estiverem cansadas.
Passeata e competição são promovidas para o Go Skate Day
Leia mais notícias sobre esportes outdoor
Continua depois da publicidade
Entre eles, há o tipo sóbrio, vestido apenas de preto, usa fones de ouvidos e ouve um rock n’roll. Quem usa caças jeans justa e veste roupas com marcas do esporte. Há outro de 16 anos, que ainda tenta aprender manobras e em seguida filma o amigo que repete o movimento. Outro, de 20 anos, se diverte em deslizar o shape sobre a borda dos obstáculos, que imitam escadas e corrimãos. Enquanto isso, um atleta profissional concede entrevista para um canal especializado no esporte. Outro skatista, conta para um documentarista a história do skate na década de 80. Eles têm todas as idades e profissões, mas em comum a paixão pelo skate.
– Andar de skate é muita parceria entre quem está aqui na pista. é amizade pelo skate. Não há rivalidade e sim apoio para tentar ensinar e aprender manobras. Risadas das quedas e incentivo para continuar – conta Willian Andrade, 20 anos.
Dia agitado para os skatistas em Florianópolos
Santa Catarina se destaca no mundo do skate por nomes como Pedro Barros, Vi Kakinho, Caíque Silva, Felipe Caltibano, todos representantes em etapas internacionais do Campeonato Mundial de Bowl. Apenas na Grande Florianópolis, a Associação de Skate (ASGF) conta com 137 atletas no ranking.
Continua depois da publicidade

– Venho quase todos os dias para essa pista andar de skate. É quase minha segunda casa. Minha mãe demorou para aceitar, veio até a pista conhecer. Infelizmente ainda se tem uma ideia muito marginalizada que não confere com a realidade – explica Alef Henrique Hackman, de estudante de 16 anos.
No Floripa Shopping, também em comemoração à data, será realizada uma competição amadora com inscrições gratuitas. Uma das atrações do evento é a presença do skatista profissional do Rio de Janeiro Allan Mesquita. O evento será realizado no sábado e domingo, das 13h às 20h.
Mas o dia do internacional do Skate também serve para mostrar que o esporte ainda pode se desenvolver mais. Marlon Victório, presidente da ASGF, lamenta a falta de recursos para promover mais eventos e competições dos atletas de Florianópolis a ponto de lançá-los a campeonatos de maior relevância.
Continua depois da publicidade
– A empresas privadas poderiam apoiar os atletas e o esporte. Falta recursos para atletas profissionais viajarem para campeonatos e promover mais eventos na própria cidade. Nossas ações envolvem mais gente que muitos outros esportes, envolvem crianças, tem cultura. Investir no esporte é menos gente doente, é menos gente em hospitais, é mais qualidade de vida, é menos gente ociosa ou envolvida com drogas – chama a atenção Victório.
Construção de pista está atrasada
Desde janeiro, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) constrói no bairro da Costeira do Pirajubaé uma nova pista de skate, que irá incluir um bowl de nível internacional apto a receber competições como o Skate Generation, tradicionalmente realizado na casa do atleta campeão mundial Pedro Barros, no bairro Rio Tavares. As previsão inicial de conclusão da pista era abril de 2015, mas, segundo o secretário de Obras da PMF disse que o projeto deve estar pronto apenas em setembro.

– Tivemos um período de chuvas, principalmente no mês de maio que atrasou as obras. Mas trabalhamos para ter a melhor pista de bowl pública do Brasil, e para desenvolver com esse nível de qualidade é preciso tempo – explica o secretário Rafael Hahne.
Continua depois da publicidade
O objetivo era receber o Skate Generation de 2015 e seus atletas de todo o mundo na nova pista, mas no site da Red Bull a prova já está marcada para a pista da família Barros, nos dias 13 a 15 de novembro. Ainda assim, a prefeitura acredita concluir a obra com antecedência suficiente para poder quem sabe, inaugurar a nova pista com a competição internacional.
– Nossa ideia é de no conseguir concluir a tempo de organizar esse evento. Quem sabe o Skate Generation possa ser a inauguração do bowll. Porém o primeiro passo é entregar a obra, depois devem ocorrer as tratativas para organização do evento – explica Hahne.
O projeto se mantém no orçamento inicial de R$ 700 mil e prevê a realização de mais eventos além do Skate Generation. André Barros, ainda em janeiro deste ano, defendeu que houvessem mais pistas públicas na cidade para valorizar a cultura do skate, que é intimamente ligada à rua.
Continua depois da publicidade