As indústrias automobilísticas General Motors (GM) e PSA Peugeot Citroën anunciaram, nesta quarta-feira, uma aliança para compartilhar plataformas de veículos, componentes e módulos e criar uma joint venture de compras para produtos e serviços que atue em escala mundial, com volume total de compras de aproximadamente US$ 125 bilhões por ano.

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Cada empresa continuará a comercializar seus veículos de maneira independente e segundo sua própria política concorrencial. Para além dessas duas metas, a aliança lança as bases de futuras cooperações em outros setores de atividades.

Pela aliança, a PSA Peugeot Citroën deverá ter um aumento de capital de aproximadamente 1 bilhão de euros, por meio da emissão de ações preferenciais para acionistas do grupo. Como parte do acordo, e sem ter efeito sobre a governança da PSA Peugeot Citroën, a General Motors vai adquirir uma participação de 7% no capital do grupo, tornando-se assim o segundo maior acionista da PSA Peugeot Citroën.

– Essa parceria constitui uma formidável oportunidade para as duas companhias. As sinergias criadas pela aliança, que complementam os planos de cada parceiro, contribuirão para garantir à General Motors uma rentabilidade duradoura e sustentável na Europa – declarou Dan Akerson, CEO da General Motors.

– Esta aliança é um momento muito importante na história de cada grupo e oferece grandes possibilidades. Com o apoio de nosso principal acionista e a chegada de um novo e prestigioso acionista no capital da nossa empresa, todos estamos mobilizados para potencializar os benefícios da Aliança o mais rapidamente possível – disse Philippe Varin, presidente mundial da PSA Peugeot Citroën.

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Os primeiros automóveis produzidos em uma plataforma conjunta começarão a ser comercializados em 2016. O valor total estimado das sinergias criadas com a aliança representa cerca de US$ 2 bilhões de dólares por ano, em um período de 5 anos.