As obras de terraplenagem para a construção de uma nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville (SC) começarão em agosto. A inauguração da planta que produzirá inicialmente motores para o complexo gaúcho de Gravataí e parte de componentes para a fábrica de motores localizada no Complexo Industrial Automotivo de Rosario, na Argentina, será em 2012.
Continua depois da publicidade
Com investimentos de R$ 320 milhões, a capacidade inicial de produção é estimada em 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano.
O anúncio do reinício das obras, que sofreram atrasos devido às chuvas e enchentes que atingiram Santa Catarina no final de 2008, prejudicando as obras de terraplenagem realizadas no local, foi feito hoje pelo diretor de Assuntos Institucionais da GM do Brasil, Luiz Moan.
A retomada do projeto dependia do início dos trâmites prelimares da licença ambiental adicional. Numa área de 500 mil metros quadrados, as instalações industriais e facilidades auxiliares ocuparão 73 mil m², outros 220 mil m², praticamente metade do terreno, serão reservados para abrigar áreas de preservação ambiental e áreas verdes.
Continua depois da publicidade