O Globo de Ouro é uma das premiações anuais mais importantes de Hollywood. O prêmio dá destaque para os melhores filmes e séries lançados no ano anterior à premiação, que ocorre nos primeiros dias de janeiro. Até pouco tempo atrás, menos de 90 pessoas, membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), eram responsáveis por decidir os vencedores de cada categoria.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Isso mudou quando, em 2021, a premiação foi alvo de críticas e boicotes por conta da falta de diversidade entre seus membros – que também foram acusados de fazer comentários sexistas e racistas e de solicitar favores de celebridades e estúdios. A cerimônia chegou até mesmo a ser cancelada em 2022 por esses motivos, o que acarretou mudanças vistas nos últimos anos da premiação.

Continua depois da publicidade

Em 2023, por exemplo, a HFPA recrutou 128 novos membros para se juntarem aos votantes da premiação. Ao todo, agora, pouco mais de 300 pessoas elegem os vencedores da noite de gala hollywoodiana. A Associação, inclusive, divulgou à época a nova configuração dos jurados do prêmio, garantindo que ao menos 25% deles eram latinos e 14% asiáticos.

Ainda, 10% da equipe seria negra e 9% dela seria composta por pessoas vindas do Oriente Médio. Os outros 42% seriam de pessoas brancas. Além disso, 17% do corpo votante se identifica como LGBTQIA+.

Quem são as pessoas que votam no Globo de Ouro

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood é uma organização sem fins lucrativos, fundada na década de 1940 por um pequeno e seleto grupo de jornalistas estrangeiros. A intenção deles era melhorar o acesso que tinham à Hollywood e seus atores e atrizes. Alguns anos após sua criação, eles conseguiram impôr sua influência na área e fundaram, então, uma das maiores festas da cinematografia.

Continua depois da publicidade

Não é, contudo, qualquer jornalista estrangeiro que pode integrar a HFPA. Os membros devem morar no Sul da Califórnia, Estados Unidos, e ter atuado como correspondente cinematográfico de um veículo de imprensa com sede fora do país norte-americano por ao menos três anos. Uma vez aprovado – com o apoio de dois integrantes atuais da Associação – ele passa a compôr o time de votação.

Para se manter ativo neste posto, o jornalista deve produzir todos os anos pelo menos seis artigos ou matérias de rádio, televisão ou internet. A grande maioria dos membros é secreta, mas há alguns nomes brasileiros conhecidos na lista após as últimas mudanças do prêmio, como os jornalistas Ana Maria Bahiana, Paoula Abou Jaoude, Jânio Nazareth e Miriam Spritzer.

Como as séries e os filmes são indicados ao Globo de Ouro

O processo de indicação dos títulos ao prêmio dura, ao todo, um ano. Os jornalistas assistem aos filmes e séries que podem chegar à premiação e entrevistam os atores, as atrizes e os cineastas das obras. Entre novembro e dezembro chega até a acontecer uma maratona de conteúdos para que todas as produções aptas a participarem sejam vistas pelos votantes.

Continua depois da publicidade

O voto é secreto, e um membro não pode falar com o outro sobre quem irá votar em cada categoria. Os votos são enviados em envelopes lacrados, fora da internet, para que os resultados não vazem antes da premiação ao vivo. Ao todo, cada jornalista escolhe cinco produções por categoria – todos votam em todas – e as elegem conforme sua preferência.

Quando vai acontecer o Globo de Ouro 2025

O Globo de Ouro 2025 vai acontecer em 5 de janeiro. A lista de indicações será divulgada em 9 de dezembro deste ano.

Leia mais

Entenda por que “A Substância” irá concorrer como filme de comédia no Globo de Ouro 2025

Continua depois da publicidade

5 filmes premiados com o Globo de Ouro que você precisa assistir