Para quem não abre mão de brilhar muito no Carnaval e deseja ao mesmo tempo contribuir para preservação do meio ambiente, a engenheira química Haira Hackbarth, de Joinville, ensina o passo a passo de como fazer o glitter biodegradável. Feito com ingredientes naturais ele se dissolve com facilidade e evita os efeitos nocivos provocados pelo glitter convencional. Os microplásticos – resíduos plásticos com menos de cinco milímetros de comprimento – poluem mares e rios e podem estar presentes até mesmo em nosso organismo, como mostra uma pesquisa da Universidade de Medicina de Viena, na Áustria.
Continua depois da publicidade
Esses microplásticos acumulados no trato gastrointestinal podem interferir na resposta imunológica do intestino além, é claro, do risco ocasionado pela absorção de produtos químicos tóxicos pelo nosso corpo.
Algumas marcas já oferecem o glitter biodegradável, ele pode ser encontrado no site de marcas como Lá do Mato, Pura Bioglitter, Glitra Biodegradável, Zim Color e Bi Glitter. Ele também pode ser produzir em casa e a engenheira Haira mostra o passo a passo.
Confira como fazer o glitter biodegradável

Ingredientes
– 1 colher de gelatina incolor de origem animal ou vegetal
– 10 a 15 colheres de sopa de água
Continua depois da publicidade
– Corante alimentício da cor desejada
– 1 colher de chá de pó de mica
Passo 1
Misturar com espátula de silicone a gelatina incolor – pode ser de origem animal ou vegetal, utilizo a de origem vegetal porque atende o público vegano – com a água em temperatura ambiente até homogeneizar os dois ingredientes.
Passo 2
Acrescentar o corante alimentício da cor desejada – uma pitadinha já consegue atingir a cor rosa e azul, por exemplo. O ingrediente que dará o brilho é o pó de mica, mineral que é utilizado na produção de cosméticos naturais.
Passo 3
Leve a mistura em fogo baixo até ficar com aspecto de brigadeiro soltando da panela.
Passo 4
Em um folha de silicone ou até folha de encadernação – precisa ser maleável – despejar a mistura com uma espátula de silicone, de forma que fique um película bem fina. Quanto mais fina melhor e mais rápido o processo de secagem.
Continua depois da publicidade

Passo 5
A película deve ficar secando por aproximadamente oito horas. Depois de seca ela deve ser triturada no liquidificador.