Conduzir seus veículos hoje pela cidade se tornou desafiador. Em um curto trajeto, seja de carro ou moto, leva-se fechadas surpresas. Encontra-se carros lentos na pista da esquerda trancando o fluxo. Tem aquela curiosidade tamanha quando se deparam com um acidente no meio do caminho. E o que dizer do aparelho celular nas mãos digitando mensagem enquanto dirige?
Continua depois da publicidade
O propósito de hoje é alertar para pequenas atitudes que fazem diferença para um bom fluxo do trânsito.
Vai sair de carro
AJUSTE o banco e a distância do volante – esticando o braço, deve ficar na marca do pulso. Coloque o cinto de segurança. Certifique se os retrovisores estão na posição correta, o ideal é que na parte de dentro do espelho mostre pouco da traseira, assim dominui a área de ponto cego.
Continua depois da publicidade
EM MOVIMENTO, mantenha a distância de segurança para o carro da frente. Não dê freadas bruscas, perceba se há alguém muito encostado atrás, se tem e a pista é dupla, ligue a seta para a direita, mantenha a velocidade e mude de pista.
NEM PENSE em dirigir com o aparelho celular na mão! Em questão de segundos, podemos perder o controle do carro.
CUIDE da calibragem dos pneus semanalmente, não ande com as lâmpadas queimadas, esteja com as revisões do motor e peças como freios em dia.
Continua depois da publicidade
É ERRADO pegar qualquer veículo sob efeito de álcool, além de arriscar a ter a carteira suspensa e levar multa pesada. Ainda põe em risco a sua vida e a de outras pessoas. Responsabilidade e consciência nunca são demais, ok?
ABUSO de velocidade também é grande causador de acidentes, seja qual for o modelo do automóvel ou o motorista, lembre-se que o imprevisível acontece.
REDOBRE a atenção em dias de chuva e tenha muita paciência e reflexo.
Vai sair de moto

Cristiano Estrela/Agengia RBS
VERIFIQUE, ao subir na motocicleta, se o retrovisor está ajustado. Muitos motociclistas nem dão bola para o retrovisor. Verifique se os pneus estão cheios. E, ao ligar a moto, coloque-a em ponto morto, assim evitamos o risco de acidentes.
Continua depois da publicidade
ITEM principal para quem anda de moto: o capacete. Não esqueça de colocar o seu. Na estrada, digija com segurança, não faça zigue-zague entre os carros, pois o carro tem pontos cegos. Ande sempre com o farol ligado, assim o motorista sempre verá você.
NA MOTO, o para-choque é o motociclista, por isso, ande sempre dentro do limite de velocidade e fique ligado, pois a qualquer momento um carro pode ir para outra pista.
Confira as notícias da coluna Giro Motorizado
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook