1. Simca Rallye Especial
– O primeiro Simca a sair da linha de produção no Brasil foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek. Suas linhas lembravam o estilo americano. A carroceria era de aço com chassi integrado. Seu motor, um V-8 de 2.351cm3, desenvolvia 88 cavalos a 4800rpm.
Continua depois da publicidade
2. Corcel
Continua depois da publicidade

Corcel/Divulgação
– Lançado como um sedã 4 portas e a seguir como um coupé (em 1969), o carro foi bem aceito. O espaço interno e o acabamento chamavam a atenção. O único defeito do Corcel era o problema no alinhamento do sistema de direção traziam desgaste prematuro dos pneus.
3. Gurgel Tocantins

Gurgel/Divulgação
– O jipe era equipado com a tradicional, simples e robusta mecânica Volkswagen refrigerada a ar, com motor e tração traseiros. O acesso ao motor nunca foi dos mais favoráveis: era feito por uma tampa estreita e não muito comprida. O chassi era uma união de plástico e aço.
4. VW Variant

VW/Divulgação
– VW 1600 foi lançado em 1968, um carro de três volumes e quatro portas, com um motor a ar de 1600 cc, instalado na traseira. Acomodava quatro passageiros e os levava até cerca de 135 km/h. A dianteira, única no mundo, possuía faróis retangulares até 1970.
Continua depois da publicidade
5. VW Gol

Gol/Divulgação
– Lançado em 1980, é considerado um dos maiores sucessos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje, tornando-se, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas.
6. Puma GTE

Puma/Divulgação
– Em 1967 o modelo, rebatizado como Puma, entra em produção. Era um cupê esportivo, o segundo produzido no Brasil em fibra de vidro. Seu desenho, foi criado por Anísio Campos que lembrava a Ferrari 250 GTO da época. A mecânica era DKW 1.0 , os primeiros Puma tinham tração dianteira.
Confira as notícias da coluna Giro Motorizado
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook