Em época de crise, qualquer economia é bem-vinda. Não é verdade? Há uma boa alternativa para quem quer adquirir uma nova moto, não consegue pagar o valor à vista, não tem disciplina para guardar o dinheiro todos os meses ou, simplesmente, se nega a pagar altos valores de juros para ?nanciar o negócio: o consórcio.

Continua depois da publicidade

Segundo a Honda Serviços Financeiros, 40% das compras de motocicletas no Brasil são feitas a partir dessa modalidade de negócio. O número no Sul do país, no entanto, é bastante inferior. Desse percentual, 97% das vendas de cotas de consórcio da marca são para as regiões Nordeste e CentroOeste, ou seja, sobra apenas 3% para as regiões Sul, Sudeste e Norte.

O gerente-geral comercial desse setor da Honda, Alberto Pescumo Filho, avalia que a discrepância se deve ao per?l do cliente do Sul, que normalmente tem mais relação com os bancos e acesso ao crédito. No entanto, Alberto comemora o crescimento das vendas na região e credita justamente ao achatamento do crédito esse aumento na procura por consórcios.

– Com a crise, os bancos estão mais restritivos. Assim, o consórcio se torna uma grande alternativa.

Continua depois da publicidade

Ele explica também que a customização na venda de consórcios teve relação com esse aumento na região Sul: 4,8% de crescimento na venda de cotas na relação entre 2014 e 2015 e 10,5% a mais no número de entregas de motos no mesmo período.

De acordo com Alberto, essa personalização fez com que os sulistas, por exemplo, tivessem planos especí?cos e diferentes dos que são oferecidos em outros Estados.

E mais, no caso de lances, o consumidor concorre apenas com pessoas da sua própria região.

SAIBA MAIS ANTES DE ESCOLHER

O que significa consórcio?

É uma palavra latina que significa “parceria”, associação ou sociedade. No caso de compra de veículo, refere-se a uma modalidade em que grupos de pessoas físicas e jurídicas se reúnem para adquirir o produto por meio de auto?nanciamento.

Continua depois da publicidade

Como funciona?

Um grupo de pessoas paga uma mensalidade, sendo que cada integrante deve adquirir uma cota para participar. A cada mês, são realizados sorteios para a distribuição de cartas de crédito que dão direito à retirada de um veículo entre os participantes. Com essa carta em mãos, é possível adquirir a motocicleta que preferir.

Quanto tempo demora?

Depende do plano escolhido. Normalmente, varia de 12 a 72 meses. Se o consumidor tiver uma quantia guardada, ainda tem a chance de dar lances para receber a carta de crédito mais rapidamente. O maior lance de cada mês ganha. Se o seu não for o maior, pode aguardar o próximo sorteio para lances.

Quanto vou pagar?

O valor das parcelas varia de acordo com a motocicleta escolhida, com o acréscimo apenas de algumas taxas de administração, com valor inferior aos juros de ?nanciamento. A parcela do consórcio é sempre calculada em função do valor do bem que o consumidor deseja adquirir, ou seja, se houver variação no valor do bem cobrado pelo fabricante, a parcela também será corrigida, a?m de que o crédito ?que sempre atualizado. Principal vantagem: não há juros, apenas uma taxa de administração que, normalmente, não ultrapassa os 3%. Principal desvantagem: se o consumidor não tem dinheiro para dar lances, nem para dar a sorte de vencer o sorteio, só receberá a motocicleta tão desejada no ?nal do tempo estipulado para o recebimento do valor integral. Nada que planejamento e paciência não resolvam.

Continua depois da publicidade

Confira as notícias da coluna Giro Motorizado

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook