A Ford inicia em abril a venda do Ka Trail, nova versão aventureira que amplia as opções da linha com itens de estilo e engenharia exclusivos e proposta de uso misto. Disponível nas versões 1.0 e 1.5, o novo hatch aventureiro urbano tem preço a partir de R$47.690, ou seja, R$10.000 a menos que o concorrente mais próximo, outra proposta da marca é a oferta de lançamento do financiamento com taxa zero em 30 vezes.

Continua depois da publicidade

Além de suspensão elevada e reforçada, o Ka Trail tem rodas de liga leve e pneus de uso misto de 15 polegadas, faixas esportivas nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza Londres, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com bancos especiais de couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleira protetora na porta e tapetes personalizados.

Como os demais modelos da linha, a nova versão vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. O sistema de som é o MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido e cinto de segurança de três pontos.

O gerente de Marketing de produto da Ford, Fernando Pfeiffer, diz que o Ford Ka Trail chega com uma oferta robusta de produto, conteúdo e preço no segmento de utilitários aventureiros, uma tendência que vem crescendo no Brasil e estava carente de uma opção mais acessível. Ele combina uma série de vantagens para quem deseja um carro personalizado versátil, moderno e acessível.

Continua depois da publicidade

Ele reúne todas as qualidades já consagradas do Ford Ka no uso urbano do dia a dia, com uma capacidade maior para a aventura e o uso fora de estrada no lazer. É um carro de atitude com uma proposta de mercado e valor atraente”, completa Pfeiffer.

MOTOR E SUSPENSÃO

O desempenho do Ka Trail foi testado em uma pista com o motor 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv. Outra opção é o 1.5 Sigma Flex, de 110 cv.

A nova suspensão entrega atributos reais de desempenho para uso fora de estrada leve. A altura do solo ampliada em 31 mm (para 200 mm) aumentou a sua capacidade de imersão e de superar obstáculos, junto com os pneus Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto de 50% em estrada e 50% fora de estrada, que rodam bem tanto no asfalto como na lama.

Continua depois da publicidade

As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. Os freios ABS foram recalibrados e recertificados, assim como a direção elétrica.

Visual com postura

A Ford fez do Ka Trail um hatch de visual robusto e postura mais esportiva. O estilo aventureiro é destacado pelo porte elevado e nas rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Magnetic. A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin.

As faixas laterais e traseiras, na cor cinza com textura em formato de colmeia, trazem grafismos e o logotipo Trail destacados em laranja. Os faróis de neblina têm moldura na cor preta, com aplique em prata com a inscrição Trail. Os para-choques ganharam um aplique na parte inferior na cor prata.

Continua depois da publicidade

O interior do Ka Trail incluiu o desenvolvimento de cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto. A esportividade é destacada na cabine de forma harmoniosa combinando as cores preto e cinza Shadow. O centro do painel e o volante são na cor prata. Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com apliques e pespontos em tons verdes e alaranjados. O tecido vem com um tratamento especial que repele água e sujeira para facilitar a conservação.

As soleiras das portas são protegidas por faixas pretas personalizadas com o logotipo Trail. Os pedais esportivos de alumínio com apliques de borracha são outro detalhe diferenciado. Os tapetes de borracha têm acabamento com pespontos na cor laranja.

Confira as notícias da coluna Giro Motorizado