Ninguém quer se incomodar com o veículo no meio do caminho ou até mesmo correr sérios riscos de acidente. Para evitar isso, porém, temos que ficar atentos a alguns detalhes básicos antes de colocar o carro na estrada. Montamos para você uma lista de cuidados essenciais. Confira!

Continua depois da publicidade

1 Óleo do motor

Primeiro veja se está dentro do prazo da próxima troca, tanto em tempo quanto em quilometragem. Depois verifique o nível e a viscosidade do óleo.

2 Itens de Emergência

Continua depois da publicidade

Veja se todos os itens de emergência estão no lugar, como chave de roda, triângulo, macaco, estepe e o extintor, que deve estar dentro do prazo de validade. Sabemos que não é mais obrigatório o uso do extintor, mas vale a pena tê-lo em dia, você pode precisar dele.

3 Limpadores de vidros

As palhetas têm que estar no prazo de validade, a borracha resseca com o tempo. Caso estejam velhas, não ajudarão na chuva. E complete com água o reservatório do esguicho. Em alguns casos conseguimos limpar rapidamente o para-brisa sem precisar sair do carro.

4 Radiador

E se a mangueira do radiador estiver inchada é um mau sinal, indica que ela não está deixando a água passar para o radiador, apenas vapor sob pressão. Se você não trocar a mangueira logo, pode ter que acabar investindo caro com o empenamento do cabeçote e suas férias podem virar um pesadelo. Não esqueça de olhar o reservatório do fluído.

Continua depois da publicidade

5 Freio

Verifique se o o fluído de freio está em dia. Caso não esteja em dia, o freio pode ter problemas de funcionamento e pode comprometer a segurança da viagem. O bom mesmo é trocar o fluído de freio, assim você segue a sua viagem com a consciência tranquila.

6 Farol

Além de perigoso, é motivo para multa se as lâmpadas estiverem queimadas. Verifique os faróis e as luzes das lanternas traseiras (freio, ré, piscas e noturnas). Peça para alguém ver enquanto você testa ou leve para uma oficina elétrica fazer uma análise.

7 Pneus

Muitos não dão atenção necessária para eles, mas podem se tornar vilões ou heróis, dependendo da situação. É simples, quanto mais gastos, menor é a aderência do carro com a estrada. Se está tudo certo com os pneus, calibre eles de acordo com o tamanho e modelo do seu carro. Veja também se não há bolhas, geralmente estão no perfil do pneu.

Continua depois da publicidade

Confira as notícias da coluna Giro Motorizado

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis