Time que está ganhando não se mexe. Certo? No caso do C4 Lounge, errado. Apesar da versão 2017 apresentar poucas novidades por fora, a motorização passou por atualizações importantes que deixam o sedã médio ainda com melhor custo benefício. As principais mudanças tornam o veículo mais econômico, seguro e tecnológico.
Continua depois da publicidade
Entre as novidades que mais chama a atenção de quem dirige é o novo motor 1.6 THP Turbo Flex — disponível em todas as versões —, fruto da parceria entre PSA e BMW. O antigo quatro cilindros 2.0, usado nas versões anteriores, sai de linha. A configuração, junto com a nova caixa de câmbio automático de seis marchas, deixa a direção mais suave.
Quem anda na cidade vai notar menos ruído e mais economia de combustível. O mesmo ocorre na estrada. Porém, se você quiser uma arrancada mais rápida, terá que optar pela troca manual. A troca de marchas é lenta. Para um carro do porte do C4, a economia é um ponto forte. Faz 10,4 km/l (gasolina) e 7,0 km/l (etanol) na cidade. Na estrada, 13,2 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol). Gasta menos do que versões anteriores.
A coluna fez uma rápida viagem de Florianópolis a Imbituba. Como nas versões anteriores, outro ponto forte é o espaço interno. Cinco ocupantes podem viajar tranquilamente. Para guardar a bagagem, um porta-malas de 450 litros. O C4 conta ainda que o SmartApp Link MyCitroën, que traz informações sobre o veículo com o toque do dedo, rádio GPS MyWay, com sistema integrado de áudio e navegação.
Continua depois da publicidade
Com em alguns versões anteriores, o motorista também pode personalizar o painel, mudando as cores e a intensidade delas. Os portas objetos também são bem distribuídos na parte interna. A versão testada pela coluna foi a Exclusive, que custa R$ 97 mil (veja mais detalhes de cada versão no quadro).
Tanto na estrada como na cidade você quase não sente as irregularidades do asfalto. Essa boa sensação se dá pela suspensão independente na frente com eixo de torção na traseira, que ajudam na estabilidade e deixa o motorista com o automóvel nas mãos.
Segurança
Todas as versões do C4 Lounge 2017 (Origine, Tendace e Exclusive) trazem agora de série ESP (Electronic Stability Program, controle eletrônico de estabilidade) e Hill Assist (controle eletrônico de aclives). O primeiro reestabiliza o veículo em caso de desvio de trajetória por meio da aplicação seletiva dos freios conjugada com o controle de tração.
Continua depois da publicidade
Motor
Oferece potência máxima de 173 cv (com álcool) ou 166 cv (com gasolina) a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215 km/h.
Detalhes:
Rodas e pneus
::: Origine — rodas Sansiro e pneus 205/55 R16
::: Tendance — rodas Arena e pneus 225/45 R17
::: Exclusive — rodas são Arena Diamantada, com pneus idênticos aos da Tendance
Preços
* A partir de R$ 69.000 (PCD) / R$ 75.590 (Origine)